Sobre o Cadastro Único, Bolsa Família, Bolsa Alimentação entre outros

Cadastro unico- CadUnicoConhecido como CadÚnico, o Cadastro Único é um sistema de informação através de um formulário para uso pelo governo federal em programas sociais. Com o Cadastro Único é possível identificar todas as famílias que possuem rendas muito baixas, com esse instrumento e feito a coleta de dados importantes dessas famílias em todo país.

O Bolsa Família, Bolsa Alimentação, Vale Gás são exemplos de como o Cadastro Único é utilizado para cadastramento das famílias nesses programas sociais. Nele são cadastradas famílias que possuem renda mensal inferior a meio salário mínimo por pessoa, mas os membros familiares com renda superior a essa regra também podem ser incluídas no Cadastro Único, porem somente quando a inclusão fique vinculada à seleção ou ao acompanhamento de nos programas sociais.

O NIS (número de identificação social) é informado para cada membro da família que tem inscrição no Cadastro Único, com ele o sistema pode localizar a pessoa cadastrada com facilidade, além de servir para atualização de dados do e meio de acesso para ações de gestão de benefícios liberados.

As informações coletadas no Cadastro Único das famílias que participam dos programas são: características do domicílio – número de cômodos do imóvel, tipo da construção, saneamento da água, esgoto e lixo; membros familiares como – número de membros, existência de pessoas com deficiência; identificação e documentação de cada componente da família; qualificação escolar dos componentes da família; qualificação profissional e situação no mercado de trabalho; remuneração; e despesas familiares – aluguel, transporte, alimentação e outros.

[ad#468]

42 Comentários

  1. mariaoneida de franca silva
  2. carlos gama

Comente Aqui!