O que é Capital de Giro

Definição de capital de giro

Capital de GiroO significado de Capital de Giro é o capital de trabalho, resumindo, é recurso financeiro (capital) que uma empresa precisa para financiar o desenvolvimento ou a continuidade das operações comerciais, esses recursos são conseguidos para poder financiar os clientes (nas vendas a prazo).

Os recursos conseguidos com o Capital de Giro serve para manter estoques e para saldar pagamentos aos fornecedores como: compras de matéria-prima ou mercadorias para revenda, para pagamento de impostos, salários, décimo terceiro e outros custos e despesas operacionais.

Capital de Giro como o próprio nome indica, está intimamente ligado a todas as despensas, contas e receitas financeiras que circulam, giram ou movimentam o dia-a-dia de uma empresa.

O Capital de Giro é como se fosse o sistema circulatório no corpo humano, só que em uma empresa, claro!

Baseado no fato que o Capital de Giro tem relação direta com as contas e despesas financeiras de uma empresa, concluímos então que:

1) – Toda empresa que faz vendas a prazo, precisa de dinheiro imediato para financiar seus clientes.
2) – Toda empresa que mantém matéria-prima ou mercadorias estocadas, precisam conseguir recursos financeiros para financiar os estoques.
3) – Quadro uma empresa compra matéria-prima ou mercadoria a prazo, necessariamente precise que seus fornecedores financie uma parte ou a totalidade do seu estoque.
4) – Quando uma empresa tem prazo para pagar as contas e gastos como os impostos, taxas, energia elétrica, salários e outras despesas, significa que parte ou a totalidade dessas despesas podem ser financiadas por fornecedores de serviços (bancos, financeiras ou instituições de crédito).

Analisando todas as situações relacionadas acima podemos determinar quais áreas da empresa precisa de recursos e quais contas e despesas da empresa obtém recursos para financiar o Capital de Giro.

A Necessidade de Capital de Giro

A Necessidade de Capital de Giro” é um dos conceitos mais importante para entender o capital de giro. A Necessidade de Capital de Giro indica para o administrador da empresa qual o montante de recursos que será necessário para financiar seus projetos ou suas operações, ou seja, o valor dos recursos que a empresa realmente precisa para desenvolver produtos ou honrar seus compromissos nos prazos de vencimento determinados.

2 Comentários

  1. edgar
  2. joão dionisio

Comente Aqui!