Crédito Consignado com Limite de Taxa de Juro

“Limitar os juros cobrados no crédito consignado, esse é o Projeto de Lei em está em trâmite no Senado. A proposta é restringir as taxas aplicadas nas operações de crédito consignado para os aposentados e pensionistas a 5 pontos da Selic.”

O Projeto de Lei que trâmita no Senado quer estimular a baixa dos juros em créditos consignados a aposentados e pensionistas do INSS. O Senado vai determinar que os juros cobrados nessa modalidade de empréstimo pelas instituições bancárias e financeiras não ultrapassem em cinco pontos percentuais a Selic, a taxa básica de juros, agora em 9,75% ao ano.

emprestimopessoal Emprestimo Pessoal, faça aqui!

Na prática a medida traria uma grande vantagem para os tomadores de crédito consignado, se estivesse aprovado hoje, as operações de crédito seriam concedidos com o máximo de 14,75% ao ano, ou seja, 1,15% ao mês, diferente do que está sendo cobrado atualmente, para empréstimo de 60 parcelas a taxa é de 2,34%.

A proposta do Crédito Consignado com limite de taxa de juro foi apresentada pelo Senador Paulo Paim (PT-RS), segundo Paim, a proposta dessa medida no momento se faz necessária, a intenção é coibir a cobrança de taxas de juros abusivos cobradas pelos bancos e financeiras. Atualmente o aposentado e pensionista é explorado por algumas instituições uma vez que o risco apresentado nesse desse tipo de empréstimo não oferece risco nenhum para o credor.

Vale lembrar que se a proposta for aprovada no modelo como esta proposto, o juro também poderá subir quando a Selic sofrer alteração para cima, ou seja, se a a taxa Selic subir para 12% ao ano, o juro do crédito consignado também se elevaria para o maximo de 17% ao ano, isso faria que a ao invés de baixar, subiria para 1,32% ao mês.

Apesar da proposta parecer benéfica para os aposentados e pensionistas, Miguel de Oliveira, vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças afirmou:

“Não concordo com tabelamento de juro porque isso limita a concorrência entre os bancos, o consignado já tem boas taxas, de 2% a 2,5% ao mês. Qualquer restrição pode fazer com que os bancos se desinteressem por esse tipo de crédito. Isso já aconteceu com o microcrédito.”

A proposta da redução da taxa de juro para o crédito consignado vai de encontro com a série de medidas que estão acontecendo no mercado de empréstimos brasileiro, a Caixa Econômica Federal já reduziu a taxa dessa modalidade de crédito com o Caixa Melhor Crédito. Com a redução a Caixa conseguiu registrar um crescimento diário de 75% nos créditos consignados concedidos na semana passada. O Banco do Brasil também reduziu suas taxas e vem sendo seguido por outros bancos como o Banco do Nordeste, o Banco HSBC, Banrisul entre outros.

Um Comentário

  1. jaci porto

Comente Aqui!