Crédito Pessoal Consignado para Servidores

O crédito pessoal consignado para servidores é a modalidade de empréstimo em consignação na folha de pagamento do benefício ou salário e praticado por alguns bancos com desconto na conta corrente ( também chamado de consignado). Foi criado com objetivo de oferecer aos seus contratantes diretamente nas instituições bancárias e financeiras para conseguir as melhores condições de taxas de juros, facilidades operacionais e um nível de risco baixo com excelente retorno.

Crédito Pessoal Consignado para Servidores

Com o crédito pessoal consignado para servidores, teoricamente ambos saem lucrando, por um lado o banco que têm risco muito baixo na operação, do outro o tamador de crédito que pega o dinheiro emprestado com juros bem menores e sem burocracia.

Outra vantangen está na condição do mutuante utilizar o sistema de cobrança diretamente na folha de pagamento, o recolhimento é garantido pelo empregador ou órgão pagador, diminuindo sensivelmente os riscos de inadimplência . Para contrair o crédito em consignação para servidor público não precisa apresentar avalista, fiador ou pagar qualquer tipo de taxa de adiantamento, não faz consulta a restritivos e os documentos necessários são os básicos – basta apresentar CPF, RG, comprovante de residência e o contracheque. Pode haver variações na documentção dependendo do órgão ou empresa.

Atualmente o crédito consignado para servidores é oferecido por dezenas de bancos e financeiras em todo país, além de correspondentes bancários que representam essas bancos credenciados para a concessão deste tipo de empréstimo. O crédito pessoal consignado possui uma das taxas mais baixas de juros do mercado, mas poderia ser bem mais baixas se não fossem a intervenção do intermediário na operação do crédito, isso faz com que as instituições repassem uma remuneração e automaticamente eleva os juros.

Quem pode ter desconto de Crédito Consignado na Folha?

Conforme temos no art. 10 do Decreto 10.148/2006, podem consignar os servidores ativos, inativos, pensionistas e empregados dos órgãos da administração direta , das autarquias e fundações do Poder Executivo, que disponham de margem consignável, informada no Sistema Digital de Consignação.

O que é Margem Consignável para desconto?

A margem consignável é o montante (valor) que o servidor tem disponível de acordo com o valor que recebe como provento,  salário ou soldo mensalmente que pode ser averbado na folha de pagamento para a consignação. O valor que pode ser descontado é obtido conforme a aplicação de um percentual que é definido em Decreto, até 30% sobre a remuneração liquida do servidor público.

Comente Aqui!