As Vantagens do Crédito com Cheque

Crédito com ChequeO crédito através do cheque parece que esta ficando em segundo ou terceiro plano, enquanto o uso dos cartões de créditos e débito direto na conta avança em todas as regiões do país, o cheque diminui.

Apesar do uso do cheque com forma de crédito estar diminuindo, o montante financeiro das operações oriundas deste tipo de instrumento de crédito supera o dinheiro de plástico em cerca de cinco vezes, considerando apenas as transações até R$ 5 mil, de compras pequenas.

O cheque já foi uma das melhores formas de usufruir de crédito para pagamento de compras, mas mesmo assim ainda continua oferendo algumas vantagens que vale a pena para o consumidor.

Muitas são as vantagens do crédito com cheque em relação ao comparado com o cartão de crédito, uma delas é não precisar aguardar um dia específico para fazer quaisquer transações como ele, como é o caso do vencimento da fatura do cartão. O pagamento com cheque é mais flexível e menos burocrático e por isso é possível pré-datá-los para qualquer data que seja mais conveniente.

Outros pontos positivos como qualquer pessoa que possui conta bancária pode fazer uso do cheque, não cobrar anuidade nem outras taxas adicionais, não estabelece ao cliente um limite de crédito máximo, o consumidor consegue adquirir qualquer bem ou serviço e parcelar em quantas vezes quiser ou for necessário independentemente do valor da compra, obedecendo, claro, o seu padrão financeiro ou saldo bancário.

O cheque provavelmente ainda é bastante utilizado por uma classe de pessoas (por exemplo empresários), mas é evidente que seu uso tem tomado outras formas de ser utilizado. Hoje o consumidor não o utiliza para fazer pagamentos de despesas com valores pequenos, essa rotina agora pertence ao cartão de débito ou dinheiro vivo. O consumidor esta dando preferência ao cheque quando tem que pagar valores medianos, atualmente em torno de R$ 220.

No entanto, pagar com cheque em determinadas situaçõe pode ser muito charmoso e elegante ou muito prático em situações comerciais, de qualquer forma a diminuição progressiva do uso do cheque como forma de pagamento e a popularização do cartão de crédito e débito em todas as classes sociais é com certeza um processo irreversível.

[ad#468]

4 Comentários

  1. jose carlos
  2. Adriano Lopes Diniz
  3. eunice dos santos
  4. eunice dos santos

Comente Aqui!