Cheque especial, você está precisando de dinheiro na mão?

o que é Cheque especial, como funciona?

Cheque especial e um limite de crédito automático que o banco que se tem conta concede para usar livremente, acertado previamente, e que é acionado sempre que a conta corrente necessitar de fundos para pagamento de contas, cheques, taxas etc.

As características gerais do Cheque especial são: o limite é recomposto de acordo com a cobertura do saldo devedor. A utilização do cheque especial está sujeita ao pagamento de juros proporcionais aos dias de uso e ao valor utilizado durante o mês. Os encargos, juros e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) calculados diariamente e cobrados mensalmente.

Por meio do cheque especial, os bancos emprestam dinheiro às pessoas. Assim, de acordo as informações cadastrais e a movimentação financeira do cliente, é estipulado um limite de crédito.

Geralmente o prazo do cheque especial tem prazo de 1 a 30 dias e quando usar esse limite, o seria usar apenas em situações de emergência, um exemplo seria para cobrir um cheque quando você sabe que não possui dinheiro agora mas receberá dinheiro em alguns dias, ou em prazos curtos, também como alternativa para tapar pequenos pagamentos que aparecem no orçamento. Agora se você precisar utilizar esse dinheiro por um prazo mais longo, opte pelo crédito pessoal parcelado ou empréstimo consignado, que lhe oferece taxas menores.

Como se trata de uma linha de crédito em que os empréstimos são concedidos sem garantias, o custos são elevados. De acordo com a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), os cartões de crédito e o cheque especial são as linhas de crédito que têm os juros mais altos.

Por isso, é recomendável seu uso apenas em situações de emergência, não como complemento do salário ou fonte de renda.

Cada instituição financeira estabelece os critérios de concessão do cheque especial. É importante lembrar que nenhuma instituição é obrigada a conceder crédito. Para ter acesso ao produto, o cliente assina um contrato, que prevê todas condições de uso, inclusive cancelamento do mesmo.

Siga a dica: Quem utiliza o cheque especial como financiamento mensal, pode estar ampliando sem perceber os gastos de seu orçamento familiar. Não incorpore o limite do cheque especial ao seu orçamento, isso é um erro  freqüente entre as pessoas que possuem esse beneficio, isso pode levá-lo a um endividamento muito maior no longo prazo, tome cuidado.

8 Comentários

  1. Wallamy Alves Florencio da Silva
  2. cleonice borges da silva
  3. telma novais
  4. Matias
  5. crislei aline de paula
  6. edson dos santos
  7. Fabricia Adriana da Costa Corrêa
  8. Sissau Sanha

Comente Aqui!