Cuidados ao fazer empréstimos pela Internet

Golpes do EmpréstimoÉ fato notório a efetiva transformação que a Internet tem feito na vida de todos os cidadãos como meio de comunicação eficiente, extrememamente ágil e uma comodidade surpriendente. A internet esta cada vez mais presente em nossos ambientes, seja em nossa casa, na praia, no campo e principalmente no trabalho, em geral todos a utiliza nas mais diversificadas organizações.

As empresas encontram na internet um fantástico instrumento de comunicação com os seus clientes e públicos em geral, a web agiliza a propagação de suas diretrizes e estratégicas e comerciais.

Mas nem tudo na rede são flores, nos dias atuais com essa evolução qualquer um, com um mínimo de conhecimento, alguem publica um site ou blog na internet oferecendo o que quiser ou der na telha, insere este site nos mecanismos de buscas, classificados gratuitos, redes sociais, troca de links etc., e pronto, acha que tem uma empresa online e começa a fazer o quiser.

Cuidado! Leia abaixo alguns meios de se certificar da veracidade das informações contidas nos sites, e saiba como consultar essas informações.

Se alguma suposta empresa de empréstimo ou crédito online, que esta oferecendo empréstimo sem consulta ao spc e serasa para pessoas fisicas ou que trabalham em empresa privada ou até mesmo para funcionários públicos e aposentados, com liberações de dinheiro imediato, com valores superiores a 5 (cinco) mil reais, ex: 10,000 – 50,000 – 100,000 – 150,000 e até 500,000 de um dia para o outro, sem aumenos ver a sua cara, e ainda por cima por telefone, desconfie!!!

Veja essas dicas para evitar entrar numa encrenca:

1 – Observe se o site tem qualidade, e se é bem estruturado?

2 – Verifique se o dominio do site é proprio tipo .com ou .com.br
Acesse o site www.registro.br para domínios terminados com .com.br/.net.br e www.who.is para domínios internacionais tipo . com/.net/.info etc.

3 – A empresa destaca o endereço e o telefone fixo? Prefira sites de empresas com 0800.

4 – Tem telefone Fixo? Verifique se não é Vésper ou Livre da Embratel.

5 – Só tem números de celular para contato? Então nem perca seu tempo.

6 – Verifique se a empresa ou quem quer emprestar tem CNPJ.

7 – Tem CNPJ? Verifique no site da Receita Federal se confere, muitos usam CNPJ de empresas verdadeiras com nome similiar para confundir, se o nome for similar encontre o 0800 da empresa.

8 – Certifique-se da existência da empresa através de busca no Google sobre reclamações e comentários feitos em blogs.

9 – Se informe nos Bancos ou Financeiras que o mesmo diz representar.

10 – Nunca faça depósito ou antecipe qualquer tipo de taxa em dinheiro antes de receber o crédito.

11 – Nunca pague taxa de 5% ou 10% supostamente como taxa de seguro ou taxa administrativa ou fiança etc.

12 – Procure ir até a loja ou empresa pessoalmente, próximo ao local peça informação aos vizinhos.

13 – Analise se as taxas de juros aplicados são coerentes, na maioria dos casos são verdadeiros agiotas ao quadrado.

14 – Seja inteligente, nenhum banco, financeira ou cooperativa emprésta dinheiro para pessoa física com nome sujo em até 120 meses.

15 – Jamais forneça seus dados e documentos pessoais como – CPF, RG, E-mail, sua (Agência e Conta bancária) ou Informações identificáveis em sites que não oferecem segurança criptocrafada dos seus dados e que tenham uma política de privacidade transparente.

OBS: Pondere as consequências ao enviar sua documentação por fax ou email sem ter verificado pelo menos 70% dessas dicas. Estas dicas são apenas algumas da dezenas de fatores que colaboram para você não cair em nunhum golpe. Esperamos poder ter ajudado.