Nome incluído no Cadastro de inadimplentes? Quer saber como Limpar?

Você teve o seu nome incluído no Cadastro de Inadimplentes como o SCP, Serasa Experian, Cadin e CCF? Quer saber como Limpar seu nome desses órgãos?

Atualmente estamos vivendo uma expanção do crédito e ao mesmo tempo, alguns setores estão com índices altíssimos de inadimplência, milhares de pessoas estão com o nome sujo, uns por estar realmente devendo porque deixaram de pagar seus compromissos, outros porque tiveram seus nomes incluído indevidamente nos cadastros de devedores.

Cadastro de InadimplentesPor falar nisto, segundo informações dos órgãos de defesa do consumidor, o cadastro indevido é uma das principais queixas dos cidadãos e consumidores brasileiros, diferente do que a maioria pensa, essa prática é muito comum.

Normalmente o cidadão só fica sabendo que seu nome esta incluso como inadimplente justamente no momento em que tenta efetuar uma compra parcelada no comércio, pedir um empréstimo ou financiamento de bens etc. Nesse caso, além do constrangimento, o consumidor pode solicitar um eventual ressarcimento pelo dano moral sofrido.

Dependendo da loja varejista, o funcionário do estabelecimento se solicitado informa qual empresa o está acusando de devedor, ou seja, indica o nome do credor que alega que o consumidor não honrou seus compromisso financeiros. Mas se essa informação não for repassada ao consumidor por qualquer motivo – o que deve ser feito? Para saber quem fez o cadastro negativo, procure o SPC, a Serasa Experian ou o órgão indicado na restrição.

Para excluir o nome do cadastro de inadimplentes.

Quer realizar a exclusão da lista de inadimplentes? A primeira providência é localizar o credor, explicar a situação e tentar resolver a pendência amigavelmente. Se a sua proposta amigável não for aceita, outra forma será o encaminhamento de notificação extrajudicial, nela o consumidor deve expor que não contraiu a dívida, também deve ser solicitado o cancelamento da inscrição e o envio de cópia da documentação que o motivou. Para isso, basta enviar um telegrama, com aviso de recebimento ou carta registrada, nos Correios.

Em ambos os casos, o consumidor deve dar um prazo para a empresa tirar seu nome dos cadastros e, passado período estipulado, o consumidor deve retornar ao órgão de proteção SPC, Serasa, CCF etc., para verificar se a exclusão foi realizada.

Se você constatou que seu nome foi incluído no Cadastro de Inadimplentes como o SCPC, Serasa Experian, Cadin e CCF indevidamente, entrou em contato com a empresa que o inscreveu como inadimplente e mesmo agindo de forma amigável você não conseguiu nenhum acordo, a alternativa aqui será o consumidor ingressarcom uma ação na Justiça Comum ou no Juizado Especial Cível, para solicitar a exclusão de seu nome com devedor, também cabe a solicitação de ressarcimento por eventuais prejuízos materiais, bem como reparação por danos morais.

Para mover uma ação, o consumidor necessariamente precisa juntar a prova da inscrição indevida e dos prejuízos causados após o cadastro como inadimplente, vale lembrar que o pedido de indenização por dano material deve ser comprovado por meio de documentos originais e/ou testemunhas.

Um Comentário

  1. ernesto rodrigues

Comente Aqui!