Consignado mais Barato, Rápido e Seguro para evitar Fraudes

Conceder empréstimo consignado mais barato, rápido e seguro é uma das metas que membros de várias organizações e movimentos de proteção aos idosos estão buscando para eleminar a onda de golpes e fraudes no consignado.

Mais de 3.300 aposentados e pensionistas do INSS em 2011 foram vítimas de fraudes com empréstimo consignado, bancos, financeiras e instituições fornecedoras de empréstimo tentam agilizar o processo de captação e da contratação do crédito.

Consignado mais BaratoUm movimento anti-fraude está sendo discutido amplamente devido as inúmeras quadrilhas que estão se especializando em “golpes do empréstimo contra aposentados e pensionistas do INSS”, que usam de esquemas cada vez mais ousadas.

Só para se ter uma idéia, a comparação entre 2010 para 2011, a quantidadde de ocorrências com fraudes no empréstimo consignado registrado pelo INSS aumentou de 2.773 em 2010 para 3.320 em 2011, ou seja, 19,7% a mais. Esses índices foram divulgados pelo diretor de benefício do INSS, Benedito Alberto Brunca, durante a reunião da Frente Parlamentar de Defesa do Idoso na Câmara dos Deputados.

De cada cinco reclamações que o INSS recebe relacionada os empréstimos consignados, uma é detectada como golpe, ou seja, 1 para 5, uma percetagem considerada altíssima, a intenção agora é procurar todos os meios para criar mecanismos eficazes de proteção aos beneficiários do INSS, seja aposentados ou pensionistas.

Por ter as melhores taxas de juros do mercado o empréstimo consignado com desconto no benefício é hoje uma forma de concessão de crédito mais procuradas pelos aposentados e pensionistas, de acordo com o INSS, a contatação gira em torno de R$ 120 bilhões.

Quando há a contatação da fraude no empréstimo, é sabido que o estelionatário usa das mesmas regras de falsificação de outros tipos de golpes, em geral os documentos da vítima é falsificada exclusivamente para fazer a solicitação e contratação do empréstimo em nome do aposentado ou pensionista do INSS.

Uma vez liberado o empréstimo, a pessoa do bando que se passa por aposentado ou pensionista saca o dinheiro e deixa para o idoso com a dívida do empréstimo. Mas também existem casos identicados em que os próprios familiares, parentes e até amigos participaram do golpe contra o aposentado.

Para inibir esse tipo de comportamente, um projeto de lei esta em andamento e que pretende aumentar a pena que hoje é de 4 (quatro) para 10 (dez anos) para quem for pego fraudando o empréstimo consignado, com alterações mais graves se o fraudador for conhecido da vítima.

Para os próximos meses o INSS deve promover mudanças significativas para inibir a ação das quadrilhas de empréstimos consignados. Porém, medidas simples podem ser aplicadas pelos aposentados e pensionistas que desejam evitar serem vítimas do golpe do consignado, ter o devido cuidado com os documento básicos, RG e CPF, nunca fornecer o número do benefício e a CADSenha (Sistema de Cadastramento de Senhas), principalmente por telefone, fax ou internet por email e conferir no detalhamento de crédito quais os débitos estão programados para o benefício, podem ajudar muito.

Uma novidade interessante será a possibilidade de consultar os próximos débitos pela internet, a partir do dia 15 do mês anterior ao pagamento vai ser possível conhecer os débitos futuros, se houver algum empréstimo indevido, basta o beneficiário ligar para o telefone 135 do INSS e procurar o banco que supostamente efetivou o empréstimo e solicitar o cancelamento.

Um Comentário

  1. Estefânia Maria de Sousa

Comente Aqui!