Empréstimo Consignado Irregular

Empréstimo Consignado IrregularO número de fraudes contra o a modalidade de crédito e empréstimos para aposentados tem aumentado gradativamente desde a sua autorização pelo Governo. As diversas formas de trambicagem contra o empréstimo consignado tem sido combatida amplamente pelo Estado Federal, uma das maiores preocupações do INSS são com aposentados que atualmente não possuem conta bancária de nenhuma espécie.

A maneira que o Governo encontrou para inibir fraudes com esse tipo de aposentado e pensionista está em autorizar o “depósito do empréstimo consignado” solicitado junto à instituição bancária direto no cartão que o beneficiário recebe a aposentadoria ou pensão.

Essa procedimento deverá impedir que uma pessoa qualquer se passe pelo beneficiário ou acabe utilizando de forma irregular as informações pessoais para sacar os recursos liberados de empréstimo consignado irregular ou feito ilegalmente.

Hoje, o empréstimo consignado é liberado de diversas formas, uma delas é por ordem de pagamento – Como isso funciona? O aposentado ou pensionista tomador do empréstimo solicita o saque dos recursos do crédito em algum banco que ele mesmo indica, ou o mais próximo de sua casa. Em alguns casos ainda é possível solicitar a transferência do crédito do dinheiro em conta de titularidade diferente.

Com o recebimento do depósito do empréstimo através do cartão do INSS, aquele que o aposentado recebe o benefício, o governo espera lacrar mais uma porta para irregularidades ou fraudes no empréstimo consignado, dada a necessidade da utilização da senha pessoal do idoso para que a retirada do crédito seja concluida.

A “liberação de empréstimo consignado” para o aposentado e pensionista que possuem conta bancária, esse procedimento já funciona desta forma. Atualmente mais de 50% dos beneficiários do INSS, tanto aposentados, quanto pensionistas já solicitaram o consignado nas suas mais variadas modalidades.

Outra novidade é a criação de uma nova TED (Transferência Eletrônica Disponível) específica para depósito do “empréstimo consignado do INSS”, que está em negociação com o Banco Central, o objetivo principal da idéia é evitar erros com relação ao valor do crédito solicitado.

O INSS constantemente apresentar dados relacionados as reclamações feitas à ouvidoria do Instituto sobre irregularidades com os empréstimos, de 100% das reclamações, cerca de 20% são realmente constatadas algum tipo de fraude, o restante, 80% são consideradas improcedentes.

2 Comentários

  1. sara maria
  2. kely Cristina da Costa

Comente Aqui!