Empréstimo consignado, solicite agora, pague depois …

Empréstimo consignado, dinheiro barato que custa caro. O consignado é uma forma de conseguir dinheiro com custo muito reduzido, mas as facilidades tem um preço alto, ano passado, 2011, mais de 15 mil reclamações foram registradas no Brasil relacionados com algum tipo de problema com o empréstimo consignado. O “empréstimo em consignação” é uma modalidade de crédito pessoal que o desconto das parcelas é feito no contracheque do funcionário público, do trabalhador ou do aposentado e pensionista do INSS.

empréstimo consignado brasilDe acordo com informações oficiais do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em 2011, 3.320 cidadãos foram vítimas de algum tipo de fraudes com consignado. As fraudes com empréstimos consignados mais comuns são: quando o estelionatário falsifica documentos de terceiros para solicitar empréstimos em nome da pessoa que será lesada.

Desde a propagação dessa modalidade de empréstimo em folha de pagamento, diversas mudanças têm sido feitas para melhorar a forma como é concedido, diversos dispositivos de segurança também foram elaborados para conter o individamento, e o controle de segurança do sistema vive em evolução para tentar minimizar os constantes ataques que esse tipo de empréstimo sofre.

Recentemente houve uma reunião da Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas para discutir sobre o tema, em especial sobre o grave problema de endividamentos dos idosos em todas as regiões do país, principalmente por causa do uso indiscriminado do empréstimo consignado.

O segmento para fornecedores de crédito está super aquecido, em todo território brasileiro a movimentação dessa modalidade de empréstimo chegou a R$ 120 bilhões de reais, atualmente 65 instituições financeiras estão autorizadas a conceder o crédito consignado, e 14 instituições são bancos que fazem o pagamento dos benefícios do INSS aos segurados e beneficiários.

Para fazer as denúncias sobre fraudes no consignado, o número gratuito Disk 100 foi disponibilizado, somente nele a quantidade de denúncias feitas por idosos é enorme, segundo eles, constatemente são assediados ou coagidos por familiares ou parentes para fazer a contratação do empréstimo consignado por ter taxas de juros reduzidas. Além disso, informam que bancos e financeiras ligam de forma ostensiva para oferecer o empréstimo.

Por lei, o cidadão trabalhador ou aposentado não pode comprometer mais de 30% da renda mensal e as parcelas do empréstimo em até 60 parcelas. Ao contrário do que esta estabelecido, em muitos casos, o comprometimento da renda é bem superior.

Como a facilidade e falta de burocracia na concessão, os aposentados e pensionista do INSS fazem novos empréstimos antes mesmo de quitar a dívida de empréstimos anteriores até que não sobre mais nehuma margem consignável, quando a margem acaba, começam a fazer o refinanciamento do empréstimo consignado, e por último, fazem a recompra ou compra de dívidas dos empréstimos por outros bancos.

5 Comentários

  1. dalton
  2. maria da conceição
  3. carmen lucia gonçalves
  4. josé antonio apolinario
  5. Maria

Comente Aqui!