Empréstimo para Estudantes Inadimplentes

Empréstimo estudantesO Plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem uma proposta que vai beneficiar milhares de estudantes em todo Brasil, a proposta consiste em permitir que o governo federal possa criar um fundo garantidor do pagamento de empréstimo para estudantes inadimplentes com vínculos ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies)

O Fundo dará suporte financeiro para o financiamento da graduação de estudantes que não possuem condições de arcar com os custos da formação universitária. 

Para poder usufruir do benefício, o estudante além de oferecer garantias reais, vai ser preciso estar devidamente matriculado em instituições de ensino privadas que estejam cadastradas no programa (Fies) e com avaliação positiva em todos os processos realizados pelo Ministério da Educação. 

O “Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC)” está previsto pela MP, foi criado através de decreto do Executivo e até 80% do empréstimo do Fies será garantido pelo programa. O principal objetivo do governo federal é eliminar a figura do fiador, que nesse tipo de crédito é considerado um dos principais obstáculos dos alunos de baixa renda em ter acesso ao Fies. 

Os estudantes que poderão recorrer à garantia do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo são alunos de cursos de licenciatura que apresentem renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio ou com bolsa de estudos parcial do “Programa Universidade para Todos (ProUni)”. 

Outro detalhe importante no processo para que o estudante tenha acesso ao Fundo, é que a mantenedora da faculdade necessariamente precisa participar do Fundo com parte dos recursos que recebe do governo federal como pagamento das parcelas mensais. 

Vale lembrar que a adesão da instituição é voluntária e de acordo com a regulamentação do fundo, a instituição de ensino superior que optar pela adesão terá que participar com 7% do total de mensalidades garantidas pelo Fundo garantidor.

6 Comentários

  1. conceição maria
  2. katilene
  3. ana glaucia
  4. Diana Rodrigues
  5. wanderleia
  6. Simone

Comente Aqui!