Tipos, Métodos e Formas de Empréstimo Imobiliário

No Brasil, o segmento de crédito que oferece dinheiro para compra de imóvel através do empréstimo imobiliário cresce cada dia mais. Um fato importante nesse tipo de empréstimo está nas mudanças que o sistema vem passando nos últimos períodos, principalmente de 2 anos para cá.

O que é Empréstimo Imobiliário?

O empréstimo imobiliário: é uma linha de empréstimo oferecido por Bancos, Financeiras, Construtoras e Incorporadoras afim de a atender as necessidades de pessoas que querem obter dinheiro emprestado para compra de um ou mais imóveis, novo ou usado, seja para uso comercial ou residencial.

Tipos e Forma de emprestimos

Quem acompanha o mercado imobiliário já percebeu que o Governo Federal, as instituições bancárias e financeiras do país, todos os anos aparecem com ofertas de financiamento para a compra de imóveis com fórmulas modernas e soluções mais criativas para quem está a procura deste tipo de crédito.

Existem diversas formas, modalidades e linhas do empréstimo imobiliário no mercado, para o interessado não se confundir ou se perder na hora da negociação, é inteligente ficar informado sobre como funciona o sistema, quais são as regras, quais as condições oferecidas e quais são as possibilidades que estão disponíveis atualmente.

O mais antigo e mais conhecido entre os tipos de empréstimos imobiliários que ouvimos falar é o SFH (Sistema Financeiro de Habitação), ainda hoje é possível fazer uso desta forma de financiar imóveis. Porém, atualmente existem outra modalidades e linhas de empréstimos para essa finalidade e também derivadas dela.

As opções de empréstimos dependem de inúmeros fatores e variáveis.
Veja os exemplos:

Empréstimo Imobiliário para compra de imóvel usado;
Empréstimo Imobiliário para compra de imóvel novo;
Empréstimo Imobiliário para construção de imóvel;
Empréstimo Imobiliário para compra de terreno;
Empréstimo Imobiliário para compra de material de construção;
Empréstimo Imobiliário com financiamento de 100% do valor da compra do imóvel com FGTS;
Empréstimo Imobiliário com financiamento parcial da compra do imóvel com uso de FGTS;
Empréstimo Imobiliário com financiamento da compra do imóvel sem uso de FGTS.

Outras variantes que influenciam na compra do imóvel é – o valor a ser financiado, o valor total do imóvel, o valor da sua renda e ainda o tipo de renda que você possui (se é salário ou renda alternativa).

Como podemos observar, existem uma imensa quantidade de tipos de variáveis que envolvem o empréstimo imobiliário, antes de solicitar o empréstimo, é importante dedicar-se a estudos e pesquisas de qual tipo de crédito pode ser melhor ou mais interessante para você ou sua família, somente a partir dessa decisão seria legal sair à procura do imóvel ideal, seja terreno, imóvel pronto ou até mesmo fazer uma bela reforma no imóvel atual.

Se essas considerações forem levadas em conta para fazer um empréstimo imobiliário, com certeza o financiamento será satisfatório e seguro, os risco de inadimplência serão minimizados para ambas as partes.

Comente Aqui!