Desvantagens dos Empréstimos

Emprestimos

Um empréstimo pessoal é um recurso de dinheiro que tomamos emprestado por um período definido para ser reembolsado à instituição financeira. O valor para reembolso depende do montante e do prazo do empréstimo e também a taxa de juros.

Para empresários que buscam por empréstimos para empresas listamos abaixo algumas desvantagens de contratar um empréstimo em banco ou financeira.

1 – A maioria dos empréstimos pessoais possui condições e cláusulas abusivas.

2 – Em geral os empréstimos para empresas não são muito flexíveis – em alguns casos o cliente pode pagar juros sobre os fundos que você não está usando.

3 – Poderá acontecer um imprevisto ou dificuldade em honrar os pagamentos mensais se seus clientes não pagá-lo corretamente, causando problemas de liquidez na empresa.

4 – Normalmente empréstimos ao comércio são garantidos com a oferta do patrimônio da empresa ou dos bens pessoais dos sócios, por exemplo, a sua casa, isso pode virar um problema.

5 – Apesar das taxas de juros nos empréstimos com garantia serem menores que os empréstimos convencionais, os bens garantidos podem ficar em risco se os compromissos com o Credor não sejam realizados.

6 – Poderá haver uma taxa extra se o tomador quiser pagar o empréstimo antecipadamente antes do prazo de término do empréstimo, especialmente se a taxa de juros do empréstimo não for fixa.

7 – Não é um bom negócio contratar o empréstimo para saldar despesas correntes.

Uma dica é conter os gastos saldando-os com dinheiro recebido das vendas ou possivelmente manter um fluxo de caixa razoável ou um fundo de reserva.

[ad#468]

Comente Aqui!