Crédito Consignado para Aposentado volta a ter Margem de 30%

Emprestimo para AposentadoNo inicio deste mês de Março o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) decidiram beneficiar os aposentados e pensionistas do INSS com a ampliação da margem de consignação de empréstimos. A partir de agora os segurados do INSS poderão comprometer novamente 30% do benefício mensal com empréstimos consignados com desconto em folha. Até o mês de fev/2009, esse limite de comprometimento estava reduzido em 20% para empréstimos e 10% para cartão de credito consignado.

Mas não se engane, apesar desta ampliação da margem para 30%, os beneficiários que possuem o cartão de crédito consignado continuarão com o limite de 10% do valor do benefício comprometido para usar nessa modalidade de crédito. Atualmente o aposentado e pensionista do INSS pode utilizar duas formas de crédito: a primeira é o empréstimo consignado com desconto em folha de pagamento – a segunda é o empréstimo via cartão de crédito consignado, ambas as formas não podem ultrapassar o limite da 30% margem consignável.

Para os novos empréstimos começarem, é preciso esperar a medida entrar em vigor depois da publicação da Instrução Normativa (IN) do INSS e, aguardar a Dataprev (empresa que faz o processamento dos dados da Previdência Social) ajustar o sistema para começar a fazer a liberação da margem consignável. Todo o processo pode levar em torno de 15 dias.

Os juros do crédito consignado INSS foi alterado para 2,5% ao mês para empréstimos e, para operações com cartão de crédito, 3,5% ao mês.

A decisão do CNPS agradou aos bancos e financeiras e atende as reivindicações dos aposentados e pensionistas que a muito esperavam essas mudanças. Segundo a avaliação do presidente da Associação Brasileira dos Bancos (ABBC), Renato Oliva, “a medida vai alavancar as operações”.

A expectativa de todos que estão envolvidos com crédito é que o número de empréstimos para aposentados que hoje beira em torno de dez mil operações, suba para 800 mil por mês, esquentando o mercado no geral.

NOTA: 31/3
Obrigado por deixarem seus comentários,

Antes de mais nada gostariamos de informar que o site http://www.emprestimoconsignado.com.br é um instrumento notícioso e nada temos haver com a DATAPREV ou INSS, apenas publicamos notícias relevantes e de interesse de todos, outro fato importante, como o próprio artigo está informando, devemos entender que depois do dia 10 de março ainda tem o tempo de publicação da normativa, posteriormente a DATAPREV como em todos os processos anteriores, tem um tempo para atualização do sistema e ajustes técnicos na base de dados do sistema para se adequar as novas normas, isso pode levar até 15 dias ou mais dependendo de diversos fatores, também não podemos deixar de informar que dependendo da virada da folha ( chamada de MASSA) isso pode agravar ainda mais, aumentando o tempo de espera para a averbação dos contratos que estiverem na fila. Não existe nada de anormal no processo, basta apenas aguardar que tudo vai se normalizar, e não esqueçam para quem tem cartão de crédito consignado as mudanças não tem efeito algum. a não ser que o aposentado tenha margem consignável nos 20%.

[ad#468]

48 Comentários

  1. Mariene Miranda
  2. Fabiana
  3. maria terezinha
  4. lisieux
  5. jose
  6. Roseane melo
  7. Gilson de Lima Félix
  8. neide garcia oliveira

Comente Aqui!