Empréstimos sem e com Garantia

Conheça os Tipos de Empréstimo Pessoal disponíveis

Emprestimos pessoaisExistem muitas modalidades de empréstimos pessoais ao consumidor, mas tipos básicos de empréstimo pessoal são dois, o que diferencia os dois é a possibilidade do cliente poder escolher qual se enquadra a sua necessidade naquele momento.

Em um dos casos o cliente solicita o empréstimo pessoal e não tem a obrigação de especificar de que forma o dinheiro vai ser utilizado, vamos chamá-lo de empréstimo sem garantia ou não garantido.

No segundo caso o empréstimo pessoal tem que dar alguma garantia, neste caso o devedor tem que oferecer algum tipo de garantia de valor igual ou superior ao solicitado, exemplo: imóveis, veículos, embarcações etc., essa garantia será perdida no caso de inadimplência ou descumprimento do contrato de empréstimo.

No empréstimo pessoal com garantia o risco de crédito para o Credor é bem menor, e por isso a taxa de juro normalmente são mais baixas do que um empréstimo sem garantia.

1 – Exemplos de empréstimos sem garantia: crédito pessoal em geral, CDC, empréstimo pessoal, financiamentos de veículos, empréstimo consignado entre outros.

2 – Exemplos de empréstimos com garantia: Financiamento de imóveis, Leasing, capital de giro, financiamento empresarial, Refinanciamento de veículos entre outros.

Quando os empréstimos pessoais não possuem nenhuma garantia, a taxa de juro se mostra muito mais elevada e o prazo para pagamento geralmente são mais curtos por apresentar um risco maior para a instituição financeira. Outro fator importante é a burocracia imposta na concessão deste tipo de empréstimo, especialmente na economia de hoje.

Na verdade se o cliente estiver com as finanças em ordem e crédito bom na praça, o melhor mesmo seria não ter que precisar utilizar esse tipo de operação financeira, quanto o cliente não possui uma boa avaliação de crédito por causa de restrições de crédito, mais difícil será para conseguir contratar qualquer tipo de empréstimo pessoal.

A dificuldade em conseguir um empréstimo não é necessariamente um empecilho, mas em qualquer caso o mesmo deve ser analisado com cuidado para verificar os riscos de comprometer as finanças ou trazer algum risco de endividamento.

[ad#468]

12 Comentários

  1. luciana silva
  2. edelzuita
  3. hugo abel
  4. horaldo oliveira
  5. Ana
  6. Hilton Alves Melo
  7. Patricia
  8. neutelina cruz
  9. jorge
  10. jucara passos
  11. Marina Olimpio
  12. sandra

Comente Aqui!