Trocar Cartão de Crédito por Empréstimo Pessoal Consignado

Aposentados trocam cartão de crédito por empréstimo pessoal‎ consignado

A maioria dos “aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social” (INSS), que podem solicitar empréstimo consignado estão cada vez mais endividados e beneficiários que possuem cartão de crédito consignado, por ser mais caros para conseguir dinheiro emprestado através dele estão cancelando ou trocando pelo empréstimo pessoal consignado.

Cartão de crédito consignadoO objetivo de trocarem o cartão pelo empréstimo é conseguir abrir espaço na margem consignável para pegar mais dinheiro emprestado e com juros bem menores.

Faz tempo que o governo monitora o crescimento exponencial do empréstimo consignado, o controle federal serve para que não haja abuso e descumprimento do limite estabelecido pela lei do consignado, que autoriza o comprometimento de até 30% da renda.

Na semana passada, o Siapenet, “Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos” gerenciado pelo Ministério do Planejamento anunciou novas regras e restrições na concessão do empréstimo consignado para os servidores públicos federais da ativa e aposentados e pensionistas. Por enquanto as operações nos empréstimos para os beneficiários do INSS não tiveram nenhuma alteração.

Pelas regras do empréstimo consignado, os aposentados e pensionistas do INSS só podem comprometer até 30% do que recebe através do benefício da previdência para fazer empréstimos. Mas, o aposentado ou pensionista também pode aderir ao cartão de credito consignado, se fizer isso a margem consignável muda para 20% para fazer empréstimos e 10% para usar com o cartão consignado.

Com o elevado endividamento e cancelamento de cartões em busca de novos empréstimos, já surgiu um novo tipo de empréstimo (a compra de dívida do cartão de crédito consignado) diversas empresas e promotoras de crédito tem comprado a dívida desses cartões para liberar a margem de consignação e fazer empréstimos novos.

O efeito dessa operação financeira foi à queda de mais de 73,5% em março da utilização do dinheiro de plástico se comparado com o mesmo período do ano passado (2009) que totalizou cerca de 22,3 mil transações.

Todos sabem que os cartões para aposentados travavam a margem consignável e muitas das vezes impedem o beneficiário que solicitar qualquer valor de empréstimo, ao perceber que não tem vantagem manter o cartão por consumir 10% da margem consignável é inevitável a o cancelamento e a migração para o empréstimo pessoal.

Na internet algumas empresas financeiras e correspondentes bancários estão comprando a compra de dívida do cartão de crédito consignado, a operação não é rápida, demora um pouco para formalizar todo procedimento, mesmo assim é mais vantajosos que ficar com a margem travada precisando de dinheiro.

[ad#468]