Seguros Embutidos nos Empréstimos

Seguo embutido no emprestimoO cheque especial e o crédito pessoal pré-aprovado têm juros mais baixos que os cobrado no cartão de crédito, isso nós já sabemos, mesmo assim na hora de contratar uma dessas modalidades de crédito o consumidor deve tomar alguns cuidados e ficarem atento as condições oferecidas.

Segundo alerta da Associação de Consumidores (Pro Teste), em muitos casos, o valor total do empréstimo contratado pode conter embutidos outros valores como os de seguros.

A Pro teste informa ainda que alguns bancos e financeiras fazem seguros embutidos nos empréstimos como forma de se proteger, em geral inserem um seguro de vida ou prestamista, que no caso de morte, invalides ou aperto financeiro por desemprego, a instituição é ressarcida.

Essa constatação foi observada quando a contratação do empréstimo não é feita na própria agência do banco, mas sim, quando a solicitação e concedida por meios eletrônicos (caixas eletrônicos), ou pela internet, no home banking da instituição, por exemplo.

Mas não são só bancos e financeiros que embutem seguros em empréstimos, algumas instituições de crédito cobram ao fazer um empréstimo, uma taxa chamada de pecúlio, essa taxa de pecúlio pode variar de valor dependendo da instituição, normalmente é cobrada de servidores públicos federais.

O empréstimo pessoal são linhas de crédito muito solicitadas pela sua simplicidade de contratação e liberação. No empréstimo pessoal a instituição financeira, seja banco ou financeira não exige a comprovação da finalidade do uso dos recursos liberados, como ocorre quando se contrata um financiamento de veículo ou de algum bem.

O valor máximo do empréstimo que o banco concede vai depender da análise do perfil e do relacionamento de cada cliente com a instituição, em geral o prazo para reembolso pode ser de 2 a até 24 ou 36 meses.

Dica: A contratação de um empréstimo pessoal pode ser mais bem aproveitada quando o cliente possui outras dívidas com as do cartão de crédito que tem juros mais altos e a possibilidade de quitá-las com o salário é praticamente nula. Para quitação de dividas de empréstimos mais caros ou dívidas pendentes.

Atualmente os empréstimos consignados possuem as melhores opções e juros mais baixos, além das condições para contratação facilitadas, até mesmo para funcionários de empresas privadas que não sejam aposentados, pensionistas ou servidores públicos.

Quando contratar um empréstimo pessoal ou consignado exija sempre uma cópia do contrato do empréstimo, nele deverá constar o CET (Custo Efetivo Total).

[ad#468]

Um Comentário

  1. Mônica Candida

Comente Aqui!