Tomar um Empréstimo com Amigo

Empréstimo com AmigoTomar empréstimo com amigo é o mesmo que emprestar o carro com o tanque cheio de gasolina, dependendo do amigo o tanque volta meio cheio ou na reserva, em relação ao carro quem não passou por isso alguma vez.

Realmente para preservar uma amizade o conselho é não pedir ou emprestar dinheiro para amigo, meu avô já dizia que mulher e dinheiro não se emprestam para amigo.

Pode até parecer cruel, mas a verdade é uma só. Em situações de emergência as pessoas normalmente esperam contar com seus amigos mais próximos quando não há outra forma de conseguir dinheiro, especialmente em situações adversas.

Quando emprestamos dinheiro para um amigo, fazemos isso por causa do forte laço de amizade, por consideração a pessoa pelo tempo de convivência ou pela proximidade familiar, em geral o empréstimo é feito sem formalidade, sem pretensão de lucro e os interesses financeiros são abandonados.

Mas o grande problema não está em quem empresta o dinheiro, a situação pode complicar normalmente do lado de quem pegou o empréstimo. É normal o amigo ficar achando que o outro “o amigo emprestador” vai entender ou ser generoso se por um acaso ele não conseguir priorizar a liquidação parcial ou total do valor emprestado.

Outra situação comum nesse tipo de empréstimo para amigo é quando foram feitos vários empréstimos em dinheiro em ocasiões diferentes e por um mero lapso de memória, algum reembolso não foi concluído, ao fazer as contas o “amigo emprestador” não concorda com a soma reembolsada dos empréstimos.

Nesta faze começa a confusão. A sinergia negativa causada pelo apego pelo amigo misturado com perda de dinheiro pode ter um impacto dos mais desagradáveis, o problema gerado vai resultar em uma bomba poderosa que vai detonar uma guerra entre os envolvidoss (amigos). Por causa de um empréstimo, melhores amigos podem se tornar os piores inimigos.

Olhando pelo ângulo explanado no texto podemos perceber que para evitar danos em amizades de anos, o melhor seria não fazer o empréstimo para o amigo de uma soma em dinheiro. Especialmente se os seus recursos financeiros não são muitos e ao emprestar o dinheiro já conta com o pagamento no dia marcado.

Todos sabem que uma negativa do pedido do empréstimo poderá resultar no amigo um pouco de tristeza ou ofendido no caso de pedir a ele que faça tudo por escrito através de nota promissória ou cheque pré- datado com os valores referentes ao valor do empréstimo ou das parcelas.

Para evitar constrangimento ao amigo, a pessoa deve sempre encontrar maneiras diferentes para reduzir o impacto negativo da atitude, faça o outro entender que ao registrar o empréstimo no papel, tal ato irá beneficiar ambas as partes e que isso não tem nada a haver com desconfiança.

O texto gera controversia, mais é claro que existem casos e casos, o normal é a pessoa dizer “Há! Eu sei que o meu amigo não vai pisar na bola”, “Eu sei que ele não vai deixar de me pagar”, “Fulano de tal não vai causar problema com nossa amizade por causa de dinheiro”, essas respostas provavelmente serão a reação mais comum de um amigo.

É possível que você que está lendo esse artigo já falou a mesma coisa e tempos depois perdeu uma amizade por causa de algum empréstimo que não foi devolvido.

Portanto se você está procurando fazer um empréstimo, é melhor colocar a possibilidade de pegar um empréstimo com um amigo no final da lista das fontes mais prováveis de conseguir um dinheiro emprestado.

[ad#468]

Comente Aqui!