Por que é tão difícil Conseguir Empréstimo Pessoal?

Durante a crise econômica em 2009 era muito difícil conseguir um empréstimo pessoal, encontrar uma instituição disposta a conceder crédito com condições mais ou menos provou ser extremamente complicado para alguns.

Conseguir emprestimo pessoalNaquela época os bancos e financeiras praticamente fecharam o crédito, e apesar de competirem uns contra os outros para oferecer aos consumidores empréstimos e financiamentos, eram muito mais seletivos do que o normal, além disso aumentarem o Score e aplicarem uma política de crédito mais restrita para emprestarem o dinheiro.

Passado essa época terrível para alguns países, mas felizmente não tão drástica para o Brasil, a confiança no mercado voltou e hoje mesmo com a economia estável a procura por financiamento de imóvel, automóveis e outros bens de consumo tem aumento consideravelmente.

Os montantes dos empréstimos que as instituições bancárias e financeiras tem obtido estão batendo recordes, mês após mês, as taxas de juros estão abaixando gradativamente, e a concessão de empréstimo pessoal apesar de possuir burocracias para consumidor final, estão muito mais acessível em algumas modalidades.

Atualmente bilhões em empréstimos estão sendo concedidos anualmente, principalmente no setor imobiliário. O segmento é o um dos mais promissores para os próximos anos. O crédito imobiliário promete ser um dos grandes propulsores da economia brasileira. Com taxa de juros em baixa, o consumidor brasileiro está sendo atraído por esse tipo de financiamento.

Então por que é tão difícil conseguir empréstimo pessoal? Na verdade o crédito está mais acessível, porém o endividamento da população beira níveis preocupantes, muitos cidadãos encontra-se com restrição de crédito, ou seja, com o nome no SPC ou Serasa etc., por causa da inadimplência estão cheios de dívidas de crédito pendentes.

Já na área dos consignados, aqueles que querem empréstimos estão quase todos sem margem consignável para novas operações, refinanciamentos ou até mesmo compra de dívidas dos empréstimos. Muitos estão arrumando a vida financeira agora e por isso seu Rating ou Score tem pontuação muito baixa impedindo a contratação de empréstimo pessoal nas instituições bancárias e financeiras.

Mesmo que as regras para concessão de empréstimos pessoais fiquem menos rigorosas, os consumidores precisam ter uma vida financeira saudável para conseguir uma boa classificação de crédito nos bancos e empresas que financiam dinheiro, só assim para evitar abusos financeiros e eliminar a cobrança de as taxas de juros elevadas.

[ad#468]

Comente Aqui!