Empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS?

O que é empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS?

O empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS com descontos das parcelas direto na folha de pagamento foi autorizado pela lei federal n° 10.820/2003.

O Empréstimo para Aposentado ou Pensionista do INSS é uma das modalidades de crédito mais baratas do mercado, por não possuir TAC , seguro nem outras despesas adicionais.

Aposentados e pensionistas do INSS que decidiram contratar um empréstimo consignado não precisam escolher o banco onde já têm conta. É possível pegar o consignado em qualquer banco que venda esse crédito, mas compare as taxas de juros antes de assinar qualquer contrato.

Nesse tipo de empréstimo o valor das parcelas é descontado diretamente do benefício e as taxas de juros cobradas pelas financeiras, bancos ou promotoras de crédito é estipulado pelo Conselho Nacional de Previdência Social.

Para você saber mais sobre as taxas de juros médias praticadas pelas as instituições conveniadas cobrados a Previdência Social divulga em sua página na internet (http://www.inss.gov.br/), as quais variam de acordo com o n° de parcelas contratado no empréstimo e o limite atual é de 60 (sessenta) vezes.

Existem três formas para se adquirir esse empréstimo, vale salientar que somente os titulares de benefícios do INSS podem fazer a solicitação. Na primeira, a consignação do empréstimo é feita diretamente no benefício do aposentado ou pensionista, o INSS faz o repasse do valor consignado à instituição financeira conveniada com o INSS.

Já na segunda modalidade é a retenção do valor da parcela, instituída pela Lei 10.953/2004. Nesta modalidade o INSS repassa o valor integral do benefício para a instituição financeira pagadora do benefício, que retém o valor do desconto. Esta modalidade somente pode ocorrer com os respectivos bancos pagadores dos benefícios previdenciários.

A terceira forma de desconto, prevista com a publicação da Instrução Normativa do INSS n° 117, é aquela realizada com o cartão de crédito, o desconto do cartão de crédito esta estipulada em 10% da margem consignável.

159 Comentários

  1. rita candido
  2. joão carlos
  3. Josy Cristina
  4. mirelle
  5. Ezequiel Luiz
  6. conceição de morais
  7. luis
  8. Maria Faria
  9. daniel
  10. Romulo
  11. marta caluz
  12. Cleomar Borges
  13. NIlton
  14. Helio Augusto
  15. cleber nascimento
  16. Ronaldo
  17. Maria Lima
  18. heitor neto
  19. maria
  20. valquiria santos masenssini
  21. andreia
  22. andreia
  23. anilceu de oliveira
  24. fernanda
  25. Thereza
  26. luciane
  27. paulo ferraz
  28. celso
  29. marinete
  30. mara cavalcante
  31. maria de lourdes sousa cabral
  32. Jefferson
  33. José Eustáquio militani
  34. Deanilson Oliveira Ribeiro
  35. nestor feliciano
  36. nestor feliciano
  37. Eliana
  38. MARIA DA PENHA
  39. Rebeca Oliveira

Comente Aqui!