Comunidade de Empréstimos

Empréstimos de pessoa para pessoa via Internet

Pedir um empréstimo pessoal está cada dia mais fácil, habitualmente vemos nas ruas do centro e também nos bairros, bancos e financeiras se amontoando em ruas principais por toda cidade atrás de pessoas para emprestar dinheiro.

Comunidade de empréstimosNos últimos meses as taxas de juros tiveram uma ligeira queda, ainda assim continuam muito altas, apesar disto, o volume de transações financeiras envolvendo empréstimos pessoais continua crescendo.

Mesmo assim muitos que precisam de dinheiro preferem se endividar com juros mais elevados do que ter que adiar ou deixar de lado o sonho de trocar o veículo, fazer uma reforminha na casa ou até mesmo fazer um investimento em um negócio próprio.

Normalmente solicitamos um empréstimo pessoal diretamente em uma agência bancária ou solicitamos por meio eletrônico em caixas automáticos ou no home banking e/ou ainda, esse procedimento pode ser feito com segurança por uma financeira ou instituição de crédito que estiver ao nosso alcance no momento para poder dar entrada na solicitação do empréstimo.

Fairplace Empréstimo Social chega ao Brasil

Como já havíamos mencionado em um artigo anterior sobre Empréstimos Sociais, desembarcou no Brasil um projeto pioneiro em plataforma “peer to peer” utilizando a rede mundial (diga-se internet) que pretende agilizar no tramite de obtenção de dinheiro de forma muito mais fácil de pessoas para pessoas, sem o intermédio de nstituições financeiras e com juros bem menores que os praticados no mercado.

O site Fairplace (www.fairplace.com.br) estréio no dia 5 de abril com objetivo de aproximar pessoas físicas que querem investir dinheiro emprestando e pessoas que querem tomar dinheiro emprestado, como dito antes sem a intervenção de intermediários bancários. As operações de empréstimos terão uma taxa de limitação de juros legais que não poderão ultrapassar 1% ao mês.

Eldes Mattiuzzo, lidera como diretor geral do projeto e tem uma carreira profissional expressiva, passou 14 anos trabalhando no Unibanco, dos quais 6 exclusivamente na área de crédito ao consumo. Com poucos dias no ar, o site www.fairplace.com.br já registra números surpreendentes, em apenas dois dias houve mais de 2 mil visitas com 20 mil page views, 300 pessoas fizeram cadastro em busca de Empréstimo Social, mais de 100 pessoas como investidores e 50 solicitações de empréstimo.

Esse tipo de empréstimo de pessoa para pessoa surgiu na Europa e Estados Unidos.
“Trouxemos o modelo para o Brasil após acompanhar o seu desempenho nos Estados Unidos e seu sucesso no que diz respeito à captação de investimentos e união de pessoas. A partir daí, adaptamos o projeto para a legislação brasileira e o finalizamos em 2009”, explica. “A vantagem da transação direta entre as pessoas é o fim dos altos juros cobrados pelas empresas. Isso porque os bancos emprestam dinheiro com taxas de 50 a 100% ao ano. A poupança rende de 6 a 8%. No site, eliminamos essa intermediação e o valor da taxa é acordado entre as partes. Com isso, o retorno fica entre 16 e 20%” explicou Eldes.

Como funciona o Empréstimo Social na Fairplace.com.br?

O processo de varias etapas até a concessão de empréstimo – o interessado em obter um empréstimo pessoal entra no site da comunidade de empréstimos Fairplace.com.br, preenche um cadastro informando o montante (valor) necessário, os montantes disponibilizados ficam entre R$ 1.000 a R$ 10.000 – é precisa descrever também de que forma será utilizado o dinheiro, além de informa quanto pretende pagar de taxa de juros ao mês.

Uma vez concluído o cadastro, a Fairplace.com.br fará uma análise minucios da solicitação do empréstimo pessoal, vale lembrar que apesar dos empréstimos serem feitos sem a intermediação bancária de pessoa para pessoa, as margens de risco serão levadas muito a sério e a Serasa, empresa parceira da Fairplace fará uma pesquisa profunda do CPF do solicitante antes mesmo de enviar as propostas para os investidores.

No mundo todo existe mais de 30 sites de comunidade de empréstimos ou redes sociais de empréstimos, e tudo indica que o empréstimo social entre pessoas deve pegar também aqui no Brasil, vamos ficar observando.

Marcos Moren (EPC)

[ad#468]

Um Comentário

  1. josé luiz

Comente Aqui!