Empréstimos Social

O que é Empréstimo Social ou Social Lending?

Social emprestimosEsta idéia de Empréstimo em Sites Sociais não é uma das mais novas (desde 1996), mas agora tem tomado forma nos mercados de financiamento de dinheiro, o chamado “Empréstimo Social” é uma forma de empréstimo pessoal onde uma pessoa física comum pode emprestar dinheiro para outra através de um intermediário, geralmente um site de rede social especializado neste tipo de operação.

Esta modalidade, o Empréstimo Social não tem nenhum vinculo com instituições financeiras, bancos ou associações financeiras.

Nas negociações de empréstimo social entre pessoas ou (chamados aqui como empréstimo entre particulares) estão ficando conhecidos por sua variedade de condições, igualmente ao “peer-to-peer de empréstimo” são empréstimo de pessoa para outra pessoa.

Com o crescimento da Web 2.0 tornou a internet o meio utilizado para favorecer as transações do empréstimo social, desta forma auxilia a conexão daqueles que possuem capacidade de emprestar dinheiro com aqueles que precisam de dinheiro emprestado.

O encontro virtual destas duas pessoas se da através dos Sites de empréstimos P-2-P que por sinal são bastante intuitivos e eficazes, os valores emprestados estão entre R$ 1000 e R$ 15.000 mil reais.

Quem utiliza sites de Empréstimo Social?

Normalmente são dois tipos de pessoas que podem fazer uso de sites de empréstimo social, em geral aqueles com dinheiro disponível e dispostos a emprestar os recursos, utilizando a plataforma como uma oportunidade de investimento e por pessoas que por algum motivo qualquer precisa obter dinheiro emprestado sem muitas burocracias.

Para quem empresta, poderá decidir sobre qual o montante de retorno que deseja receber pelo investimento aplicado na plataforma, para isso basta apenas escolher um dos sites social de empréstimo que oferece o nível de retorno esperado.

Por outro lado, o tomador do empréstimo ou mutuário também poderá decidir através da escolha de sites de empréstimo social qual servirá melhor o seu interesse em pagar determinada taxa de juros e condições ao pedir o dinheiro emprestado.

Na internet tanto na Europa quanto na América do Norte podemos encontrar os sites de empréstimos sociais mais conhecidos que utilizam plataformas de empréstimos peer-to-peer, confira:

Zopa – Sediado no Reino Unido foi o precursor deste tipo de site de empréstimo social no mundo.
Prosper – Líder do setor de empréstimo social nos Estados Unidos.
Kiva – Oferece empréstimo social com foco no microcrédito favorecendo países pobres, está sediado nos EUA.
Fairplace – Espécie de site híbrido de redes sociais, como Facebook e Orkut, e sites de leilão, como o Mercado Livre que reúnem pessoas com interesse em pedir empréstimos e outras com interessadas em emprestar.

No Brasil infelizmente ainda não existe nenhum site de Social Lending que esteja atuando, mas na semana passada saiu na Revista Época uma entrevista com Eldes Mattiuzzo, que provavelmente lançará um site social que segundo ele “o atrativo não será a facilidade de conseguir crédito, e sim as vantagens financeiras, com juros mais baixos ao tomador e retorno mais alto ao emprestador”, esperaremos por isso.

E você! Emprestaria dinheiro a um desconhecido?

Responda em nosso comentário o que você acha deste tipo de Empréstimo Social. Ajudaria ou não?

[ad#468]

18 Comentários

  1. jorge manuel
  2. luziane braga
  3. deomira maia sauer
  4. Fernanda
  5. aminete alves
  6. manuela
  7. vanise vargas
  8. Isabel
  9. Olinda sampaio
  10. vanessa oliveira
  11. claudia gonçalves
  12. angela couto
  13. rafael
  14. claudia gonçalves
  15. claudia gonçalves
  16. claudia gonçalves
  17. claudecy
  18. angelica

Comente Aqui!