Controlar os Pagamentos de Empréstimos

Como controlar o pagamento de empréstimos? Existem várias formas de efetuar o pagamento de empréstimos:

Controlar pagamentos empréstimos1) – No “empréstimo consignado”, as parcelas são descontadas na folha de pagamento onde o contratante recebe seu salário, benefício, soldo, contra cheque etc., depende também da forma como o contratante recebe seus proventos mensalmente do órgão que consignar os descontos.

2) – Com o “empréstimo pessoal” os descontos podem ser feitos direto na conta bancária corrente na instituição financeira que o contratante possui crédito, em geral empréstimo bancário é pré-aprovados, o crédito pessoal em bancos são feitos desta forma também.

3) – Já o “empréstimos pessoal com garantia de cheque” os descontos são efetuados na conta do contratante mensalmente através dos cheques entregues com data pré-datada na hora da solicitação do crédito.

4) – O “financiamento de bens e financiamento de veículos” os descontos são realizados através de boleta ou boletos bancários que também são conhecidos como carnê de pagamento, nesse caso o contratante recebe de uma só vez todos os boletos para pagamento, ou seja, se a opção do financiamento foi de 60 parcelas, a emissão será de um carnê de 60 boletos que serão pagas um a cada mês até o termino do financiamento.

5) – “Empréstimo com débito em conta”, como o próprio nome já indica, os descontos são feito mensalmente na conta corrente do cliente de acordo com o combinado em contrato para desconto, em geral associações, cooperativas e bancos constumam fazer esse tipo de operação.

6) – “Empréstimo com cartão de crédito”, não é a forma mais comum de conseguir dinheiro emprestado, mas existem empresas que fazem esse tipo de empréstimo, a solicitação é feita quanto o cliente possui cartão com limite elevado disponível, o cliente pega o dinheiro em espécie e a empresa desconta com se fosse uma compra financiada. Fácil enteder aqui que a taxa de juros dessa operação é quase uma agiotagem.

O que é empréstimo?

O empréstimo é uma forma de endividamento, nele o tomador solicita dinheiro emprestado a uma instituição bancária, financeira, associação ou cooperativa para devolver em período previamente estabelecido com acréscimo de juros e taxas administrativas em alguns casos.

No Brasil quem deseja conseguir um empréstimo não encontra dificuldade, o oferece dezenas de tipos, modalidades e linhas de empréstimos disponíveis, podemos incluir nessa lista o “empréstimo pessoal em banco, empréstimo no carnê, empréstimo com garantia, empréstimo imobiliário, empréstimo hipotecário, empréstimo para compra automóveis, empréstimo para empresas, empréstimo comercial, empréstimo estudantil, empréstimo em conta, empréstimo com cheque, empréstimo em folha, empréstimo com penhora, empréstimo inseguro, empréstimo direto” entre outros.

Seja qual for a linha ou modalidade de empréstimo que você conseguir, uma coisa é certa, você vai ter que controlar os pagamentos do empréstimo, caso contrário, se deixar de pagar por esquecimento ou irresponsabilidade as consequências não são boas.

Existem várias ferramentas que você pode usar, desde planilhas de orçamento familiar até agendas financeiras que avisam o dia do vencimento com antecedência, basta escolher uma que se adeque ao seu perfil, a instituição bancária ou a pessoa que emitiu o empréstimo para você.

Comente Aqui!