Sobre Empréstimo Pessoal

Pegar empréstimo pessoal é uma boa opção que está disponível em bancos e instituições de crédito quando não temos dinheiro reservado para suprir alguma necessidade financeira?

Sobre EmpréstimoSerá! Pegar um empréstimo nem sempre é a melhor solução para conseguir dinheiro, antes de solicitar um empréstimo o cliente precisa certificar-se de entender completamente sobre o empréstimo pessoal que quer. Como funciona? Quais as taxas, juros, multas etc., antes de contratá-lo etc.

As características dos empréstimos não mudam muito nas diferentes instituições credoras, em geral o empréstimo pessoal é concedido com prazos curtos e médios, as taxas de juros estão na média do mercado e não há necessidade de colocar sua propriedade, como uma casa de garantia, com exceção de modalidades muito específicas como o caso do “empréstimo com hipoteca ou empréstimo com garantia de veículo“.

Diferenças fundamentais entre empréstimo e outros tipos de crédito e financiamentos.

* As taxas de juros são mais elevadas. O motivo disso é porque o empréstimo pessoal não é garantido, por isso as taxas de juros são mais caras que as dos empréstimos garantidos (como o imobiliário no financiamento de imóveis, financiamento de veículos novos e usados, empréstimo com hipoteca). Mesmo assim, o empréstimo pessoal tem taxas de juros bem inferiores às cobradas pelo cartão de crédito.

* O empréstimo convencional tem prazo de pagamento fixo. Normalmente os empréstimos são oferecidos com taxa de juros pré-fixadas e podem ser pagos até o final do prazo ou quitados antes do determinado no contrato.

* Em algumas modalidades de empréstimo eles pode ser oferecido como uma linha de crédito rotativo. Quem possui cartão de crédito, ocasionalmente pode usar a linha de crédito rotativo como um empréstimo pessoal, porém, nesse caso, a taxa de juro é variável e muito alta, beira os 14% ao mês, dependendo do cartão.

* Quem pega empréstimo não consegue nenhum benefício fiscal, isso porque o empréstimo pessoal não é dedutível do imposto de renda, ao contrário dos juros de alguns tipos de empréstimo (falaremos desse assunto em outro artigo).

Vantagens do empréstimo pessoal:

Se você não possui um veículo ou um imóvel quitado, um empréstimo pessoal pode ser a melhor escolha quando estamos precisando de dinheiro. O empréstimo pessoal é rápido e fácil de obter e a maioria das pessoas com conta bancária tem acesso ao também ao empréstimo pré-aprovado.

Ao fazer um empréstimo, o melhor é escolher uma modalidade com taxa de juros fixa e de curto ou médio prazo, fazendo isso, com certeza vai forçar você a ser mais disciplinado e pagar as parcelas do empréstimo nos dias especificados, diferente do cartão de crédito que tenta fazer a pessoa continuar gastando e gastando sem parar.

Desvantagens dos empréstimos pessoais:

Um empréstimo pessoal também tem algumas desvantagens a serem consideradas. Por exemplo: comparado ao empréstimo consignado em folha (até 2,34%), os pagamentos de juros são mais altos – se comparados com empréstimos com garantia, os pagamentos também são altos. Em alguns locais que concedem crédito, pedir um empréstim0 pode trazer uma surpresa desagradável, a taxa de juros cobrada supera com facilidade a casa dos 10% ao mês e dependendo do prazo, o devedor acaba pagando muito mais pelo juro do que pelo próprio empréstimo.

Quando o cliente não sanbe muito sobre o empréstimo que quer solicitar, principalmente qual a melhor opção no momento, nunca deixe de considerar as condições como, prazos de pagamento e as taxas das várias instituições credores existentes. Você consegue fazer comparações em sites bancários nas suas páginas de simulação de empréstimos on-line.

Use um empréstimo com sabedoria, se você realmente precisar dele por algum motivo.

[ad#468]

2 Comentários

  1. luciane
  2. noel julio da silva

Comente Aqui!