Taxa de Juros de empréstimos

Taxa de juros no emprestimoO que significa “juros”? É uma denominação muito utilizada na economia para demonstrar o saldo restante de um montante de dinheiro que será pago pelo cliente em operações financeiras com crédito pessoal, empréstimos e financiamentos.

Ex: Quando se faz um empréstimo em banco, financeira ou instituição de crédito no valor de 1000 reais em 18x de 124,35 observe que ao somar o valor que será pago é maior que o valor tomado como empréstimo (1000,00).

Confira mais exemplos de Taxa de Juros nos empréstimos: Tomando por base 2000 reais emprestados para pagar em 10 vezes com juros estabelecidos de 10% ao mês, na pratica seria como se tivéssemos pego 200 reais, ao aplicar os juros, pagaríamos mensalmente 220 reais e ao término do empréstimo teríamos pagado 2200 reais, ou seja, 200 reais de juros.

O calculo que realizamos é o de juros simples, mas existem casos como os de cartão de crédito, cheque especial, limite de crédito que são aplicados juros compostos, neste caso é aplicado o mesmo princípio dos juros simples com a diferença de ter a porcentagem do juro recalculada mês a mês sobre o saldo devedor, constatando o juros sobre juros.

Como funciona o a Taxa de Juros Composto no crédito? Se tomássemos emprestado 1000 reais parcelados em 10 vezes com juros aplicados de 10% ao mês. No primeiro mês seria pago 110 reais, já no segundo mês será recalculado aplicando os juros sobre o valor total do primeiro mês, onde pagaríamos 121,00 reais e assim por diante, ao final do empréstimo a ultima parcela terá o valor aproximado de 259,34 reais, o dobro do valor da primeira e mais um pouco, o saldo devedor total ficará em torno de 1753,02 reais.

Felizmente para nos os bancos e financeiras não podem cobrar as Taxa básica de Juros que quiserem nas operações de empréstimos, crédito pessoal e financiamentos em geral, no Brasil os juros são regulados segundo a taxa básica de juros conhecida como “taxa básica” ou SELIC.

Agora que você sabe como funcionam os juros de empréstimos e operações financeiras de dinheiro, fique atento quando for solicitar qualquer operação financeira que envolva juros, se desconfiar de taxas abusivas denuncie para o Banco Central do Brasil.

[ad#468]

2 Comentários

  1. caroline
  2. marcelo

Comente Aqui!