FIES – Financiamento Estudantil da CAIXA, Financiamento Estudante

FIES - Financiamento EstudantilFIES é um Programa de Financiamento Estudantil destinado ao financiamento de graduação no Ensino Superior de estudantes que por algum motivo não têm condições de custear sua formação e que estejam devidamente matriculados em instituições de ensino pagas, ou seja, que não sejam gratuitas, essas instituições devem estar cadastradas no Programa FIES e estar avaliadas positivamente nos processos efetuados pelo MEC.

Foi criado em 1999 para substituir o PCE/CREDUC (Programa de Crédito Educativo), o FIES nesse período de operação registrou uma participação crescente nas Instituições de Ensino Superior – IES e dos estudantes do país. No ano de 2007 registramos 1.046 mantenedoras, 1.459 I.E.S, 2.080 campi em todo território do Brasil.

Desde quando foi criado já foram mais de 500 mil estudantes beneficiados e que tiveram recursos aplicados em torno de R$ 4,6 bilhões, isso em contratações e renovações semestrais dos financiamentos.

Devido a seu progresso, o FIES passou a conceder financiamento a partir de 2005 também aos bolsistas parciais, beneficiados com bolsa de 50%, do PROUNIPrograma Universidade para Todos. Somente para estes estudantes específicos já foram realizadas mais de 4,6 mil contratações.
Obviamente existe uma ordem de prioridade para concessão do FIES, segue abaixo o seguinte:

» Bolsistas parciais de 50% do ProUni – Programa Universidade para Todos, seja de bolsas oferecidas obrigatoriamente como adicionalmente.
» Estudantes beneficiários de bolsas complementares matriculados em cursos considerados prioritários.
» Estudantes beneficiários de bolsas complementares matriculados nos demais cursos.
» Estudantes matriculados em instituições de educação superior que tenham aderido ao ProUni.
» Demais estudantes matriculados em Instituições de Ensino Superior que não tenham aderido ao ProUni
.

Vale lembrar que o FIES apresenta um dos maiores padrões tecnológico, em se tratando de programas do Governo. Quase todas as fases do processo seletivo podem ser realizadas pela internet, começando pela adesão das instituições de ensino, as inscrição dos estudantes, a divulgação dos resultados e as entrevistas.

Graças a essa modernidade, todos participantes do programa usufruem de comodidade e facilidades, também garante a confiabilidade e transparência em todo o processo, isso vai de encontro com a missão da CAIXA de dar maior efetividade às políticas públicas do Governo Federal.

Os critérios de seleção são impessoais, os recursos são distribuindo de forma justa e igual para todos, isso garante prioridade de atender os estudantes com situação econômica desfavorável.

O Governo Brasileiro com esta iniciativa deu mais um passo importante visando à democratização do acesso à educação de qualidade, propiciando ao maior número possível de estudantes poderem permanecer e garantir a conclusão do ensino superior.

Via | Caixa.Gov.Br

606 Comentários

  1. lucinara
  2. Inajara Fróes
  3. Lucélia
  4. ines
  5. ines
  6. Maria da Conceição Monteiro de Carvalho cordeiro

Comente Aqui!