Empréstimo Consignado, Empréstimo, Crédito Pessoal e Financiamento

Financiamento Coletivo de Projetos

financiamento coletivo Financiamento Coletivo de ProjetosVocê já ouviu falar do financiamento coletivo? Apesar dessa modalidade não ser muito conhecida no Brasil, muitas pessoas estão conseguindo finananciar projetos com a ajuda colaborativa em forma de doações.


Financiamento coletivo é enraizado na cultura americana, e por aqui será uma nova forma de viabilizar projetos e idéias. Mas até poderiamos chamá-lo de financiamento por doações, tem seu foco direcionado para projetos da indústria cultural.

Por aqui existem alguns sites que incentivam esse tipo de crédito diferenciado, a página do www.incentivador.com.br e o www.catarse.me têm apostado neste novo conceito de financiamento.

Ao contrário dos Estados Unidos, no Brasil, os cidadãos não tem uma cultura de doações (doar), principalmente de dinheiro. Mesmo assim, só pela inovação e iniciativa desses sites de colocar na internet, a possibilidade de pessoas captarem recurso financeiros através de mobilização online utilizando a força das mídias e redes sociais, já estamos tendo um grande avançando.

Como Faço o Financiamento Coletivo ou Crowdfunding?

Crowdfunding é um termo muito utilizado para descrever ações específicas na rede com o objetivo de arrecadar dinheiro para projetos de cantores, artistas, jornalismo cidadão, pequenos negócios e start-ups, campanhas políticas, iniciativas de software livre, filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres.

A sistemática do financiamento coletivo é bem simples, os autores descrevem seus projetos no site, definem o valor que precisam e o prazo para execução. Em contra partida, oferecem pequenos agrados aos seus doadores, no caso de filme ou documentário, o doador pode ter o nome nos créditos, até mesmo uma participação como figurante.

Uma banda no site Catarse retribui dando ao doador acesso ao EP, wallpaper, 4 adesivos, 2 CDs, camiseta, pôster autografado pela banda mais camiseta exclusiva feita à mão, vale lembrar que a retribuição depende do montante doado.

As doações começam a partir de R$ 10,00. Uma regra interessante do financiamento coletivo pela internet, se no prazo determinado, o valor pretendido pelo autor do projeto não for atingido, o dinheiro é devolvido ao doador.

A pergunta é, vai funcionar aqui no Brasil? Particularmente achamos difícil, não pelo dinheiro, e muito menos pela divulgação na web ou penetração do acesso a internet, mais pela questão cultural do brasileiro que não tem o hábito ou costume de fazer doações de qualquer espécie.




 



Empréstimo BMG