Financiamento no Brasil, Empréstimos e Bancos de Crédito Pessoal

Financiamento no BrasilFazer um empréstimo, crédito pessoal ou financiamento no Brasil atualmente não é uma tarefa tão fácil como já foi meses atrás. A retranca ao crédito em geral está sendo sentido por quase todos os segmentos da sociedade e do comércio. Bancos privados e Financeiras estão cortando radicalmente suas linhas de crédito, causando a inversão da tendência de crescimento na carteira de empréstimos, preocupados com a atual crise que tanto tem assustado os mercados de modo geral.

Com a diminuição da oferta de empréstimo, e a política de crédito imposta pelas instituições, como conseqüência vemos os juros dos cartões de crédito disparar as alturas, estão cobrando em alguns casos quase 15,90% ao mês.

Em contrapartida o governo se posicionou e reagiu, comprou bancos e financeiras à beira de um colapso, reduziu impostos e taxas e ainda disponibilizou diversas linhas de crédito para o consumidor.

O financiamento imobiliário é o que teve um crescimento mais expressivo, o mercado de venda de veículos também teve um salto expressivo com a queda do IPI, atitude que fizeram com que uma crise nesses negócios fosse evitada. O Banco do Brasil também contribuiu e reduziu substancialmente os juros, principalmente os juros da carteira de empréstimos com cheque especial, em torno de 3,5% ao mês. Claro que não é a melhor taxa, mas nem se compara com outros bancos de crédito.

Outro fato que estamos aguardando há muito tempo, é a consolidação de créditos ou consolidação de empréstimos, que já acontece em outros paises no setor financeiro, vamos esperar para ver. No mercado de empréstimo pessoal, crédito pessoal e financiamentos que preocupa, são as compras e junções de bancos: Banco do Brasil compra a Nossa Caixa e Banco Votorantin, Unibanco comprado pelo Itaú e agora o Santander compra ABN Amro, todos nós sabemos, quanto menos bancos no mercado financeiro e de empréstimos maior serão os juros.

[ad#468]

Um Comentário

  1. Álvaro Tenório

Comente Aqui!