Financiamento para Empresas (MPEs)

Financiamento para empresasConseguir obter financiamento ou crédito para manutenção, investimentos de expansão ou implantação de novos negócios sem dúvidas é um dos principais problemas que as micros e pequenas empresas (MPEs) têm enfrentado no Brasil.

De acordo com pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), constatou-se que cerca de um terço das MPEs tomam ou irão tomar empréstimos bancários dentro do período de cinco anos de existência.

A concessão de financiamento para empresas MPEs não é garantido, de todas as tentativas de obtenção de crédito ou empréstimo bancário, 27% não obtem êxito. Segundo as instituições bancárias, o principal entrave para a concessão dos financiamento para as empresas (MPEs) é a impossibilidade de oferecer garantias reais na operação.

Problemas comuns como a inscrição nos órgãos de proteção ao crédito como o SPC, Serasa, CCF e protestos em cartórios atrapalham muito as MPEs, além disso, ser uma empresa recente, baixo faturamento, políticas de crédito e análises de risco das próprias instituições bancárias colaboram para a negativa do financiamento.

Sem poder conseguir crédito pelas vias normais, as pequenas empresas procuram por outros meios informais para solicitar crédito como: pagar fornecedores a prazo; fazer uso do cheque pré-datado; descontos de cheques; utilizar o cartão de crédito etc., outros extrapolam indo além das maneiras informais tomando recursos financeiros através de operações ilegais como, o empréstimo com agiotas ou pedir empréstimo para amigos e parentes.

O empresário que em busca por empréstimos, financiamento ou crédito para sua empresa precisa entender que, ao perceber que necessita de dinheiro novo para seu negocio é necessário fazer um bom plano de negócio e definir qual o tipo de empréstimo vai solicitar, se capital de giro ou capital de risco ou outros.

A Lei Geral para Micro e Pequenas Empresas veio para beneficiar e colaborar com o micro e pequeno empresário para conseguir recursos financeiros para o crescimento do seu negócio. Apesar das iniciativas federais e das instituições privadas o caminho é longo.

Confira neste site mais informações sobre empréstimos e financiamentos para empresas liberados pelo governo federal ou por instituições bancárias e financeiras privadas para ampliar ou modernizar empresa para investimentos sem o comprometimento de recursos próprios.

[ad#468]

Comente Aqui!