Financiamento Rural

Financiamento ruralO Financiamento rural é uma solução financeira que visa estimular os investimentos nas áreas rurais, serve também para garantir os recursos suficiente para custeio da produção e comercialização e por consequência fortalecer o setor rural.

Além disto, o Financiamento rural permite que “empresas e empresários do segmento rural” desenvolvam novas tecnologias que poderão promover a melhoria na produtividade e o aumento da produção de alimentos no país.

A solicitação do Financiamento rural pode ser feito por produtores rurais ou empresas do setor agropecuário da área de pesquisas, de produção de mudas e sementes, de inseminação artificial em bovinos, de serviços mecanizados e para diversas outras companhias com finalidade comercial.

O consumidor nacional e internacional têm se tornado cada vez mais exigente, e a procura por alimentos produzidos de maneira saudável e de qualidade garantida por órgãos competentes aumento dia a dia, esse fato acabou movendo o interesse de instituições financeiras no financiamento e crédito rural específicos para operações direcionadas a agricultura orgânica.

A obtenção do Financiamento rural possui exigências que podem variar dependendo da instituição financiadora. Em geral as exigências mais comuns são – idoneidade do tomador – elaboração de planos ou projetos com orçamentos – capacitação de execução e um cronograma de desembolso e reembolso do dinheiro tomado.

As garantias solicitadas por bancos e financeiras também podem variar de acordo com a penhora de produção, bens imóveis, hipoteca comum, aval ou finança ou outros bens que o produtor ou empresa tenha e que seja permitido pelo Conselho Monetário Nacional.

A liberação do crédito do financiamento na sua maioria acontece seguindo com o cronograma financeiro do plano ou projeto apresentado para a concessão dos recursos. O cronograma serve para dimensionar a quantidade e prazos como as parcelas serão liberadas de acordo com a necessidade do empreendimento.

O “reembolso do financiamento é realizado após um período de carência, que varia de acordo com a espécie vegetal e a atividade realizada, podendo ser pago de uma só vez ou em parcelas”. O pagamento do Financiamento rural tem programação realizada baseada na capacidade de receita do produtor durante as épocas de produção.

O Financiamento rural é uma modalidade de crédito que possui uma das taxas de juros mais baixas que em empréstimo e financiamentos convencionais oferecidos pelas instituições. A taxa de juros aplicada pelas financiadoras variam entre 2% e 25% ao ano.

O PRONAF, o Programa Nacional de Financiamento Agrícola Familiar oferece várias soluções, planos e programas de financiamento rural. Com o Financiamento rural a agricultura ganha no aumento da oferta de trabalho e renda na área rural, gera benefícios diretos para o produtor e para o consumidor.

Se você esta precisando de Financiamento rural para produzir ou comercializar, procure maiores informações no seu banco, nos Bancos Federais e Órgão Financiadores Públicos ou governamentais.

[ad#468]

22 Comentários

  1. Aldivino chrispim
  2. marcelino porto
  3. claudivanio frança
  4. junior
  5. sebastiana
  6. odenir moreira dos santos
  7. Joan Leno Dias Tavares
  8. eriel
  9. junior
  10. Arlei de Oliveira
  11. Edson Fauth
  12. Hilário Bedra
  13. antonio de deus
  14. Luiz Carlos Santana
  15. luciana
  16. jose albino
  17. daiane trzeciak
  18. Valmir da silva
  19. cloves maciel
  20. ALINE VIEIRA
  21. maria
  22. joaquim inacio

Comente Aqui!