Factoring, Fomento Mercantil ou Comercial é empréstimo de dinheiro?

Fomento Mercantil não! é empréstimo de dinheiro. À sociedade de Fomento Mercantil é proibido, por lei, fazer captação de dinheiro no mercado e emprestar dinheiro. Quem capta dinheiro e empresta dinheiro é banco, que depende de autorização do Banco Central para funcionar.

Quem pratica, sem autorização do Banco Central, qualquer atividade que legalmente é de banco, responde por processo administrativo e por processo criminal (Resolução 2144/95 do CMN). O Fomento Empresarial é instituto do direito mercantil.

Presta serviços e compra créditos (direitos) de empresas ou profissionais autônomos, resultantes de suas vendas mercantis a prazo. A transação do Fomento é mercantil / comercial.

Como houve o surgimento do Fomento Empresarial no Brasil?

O Fomento Mercantil surgiu no Brasil em 1982, com a criação da ANFAC – Associação Nacional de Fomento Mercantil. A atividade de Fomento Mercantil é muito importante para o crescimento dos negócios e para o equilíbrio financeiro das empresas ou dos profissionais autônomos.

Fomento Mercantil é um mecanismo de gestão comercial que expande os seus ativos, aumenta suas vendas, sem fazer dívidas.

[ad#468]

6 Comentários

  1. Lilian
  2. rosa de souza
  3. fernando marques
  4. aldenise maria
  5. wagner adriano eduardo
  6. gabriel

Comente Aqui!