Imposto de renda, recolhimento na fonte ou carne-leão?

Se você trabalha como funcionário com sua carteira de trabalho registrada ou assinada como popularmente conhecemos, o imposto de renda devido é recolhido mensalmente pela própria empresa (fica retido na fonte), ou seja, o tributo é feito automaticamente e você já recebe seu salário descontado.

No caso de ser um profissional autônomo (trabalha por conta própria) e não possui empresa aberta, ou se tem rendimentos extras que são tributáveis ex: trabalho sem vínculo empregatício, o recolhimento do imposto de renda deve ser feito através do carnê-leão, para isso basta efetuar o download gratuito do programa específico que pode ser encontrado no site da Receita Federal do Brasil e imprimir seus próprios boletos.

A diferença entre o recolhimento na fonte é que você será ao mesmo tempo a fonte (que vai reter/pagar o tributo à Receita) e o contribuinte (cujo valor do tributo será descontado).

Os Profissional Liberais não podem esquecer que alguns insumos que são utilizados para poder exercer a profissão podem ser descontados da base tributável. Informe-se mais no site da Receita Federal

Veja também:
Tabela Imposto de Renda 2009
Declaração de imposto de renda, quem deve declarar o tributo?

[ad#468]

Um Comentário

  1. marcilea

Comente Aqui!