Microcréditos, Grameen Bank o modelo de credito popular de Yunus

MicrocreditoFazer concessão de crédito, material ou financeiro para pessoas ou negócios com dificuldades em situações adversas, é bem antiga, isso concretiza a convicção no ser humano de que as pessoas que são sérias, apesar de estarem em situação de desigualdade, podem ser merecedoras de obter crédito.

Mais essa idéia com o tempo foi tornando-se generalizada de que os pobres, os excluídos ou em pessoas carentes ou em dificuldades adversas, estão longe de ser pessoas sérias e que não possuem capacidades de assumir seus compromissos, principalmente financeiros e, por esse motivo, não tem o direito de merecer a obtenção de crédito.

Foi então que o Prof. Mouhammad Yunus, demonstrou no princípio dos anos 70 que este pressuposto estava errado, e com apenas 27 dólares (19 euros) no bolso, emprestou para 42 famílias da vila bengali de Jobra, a quem ele fez um empréstimo para montar um negócio autônomo de móveis de bambu, que posteriormente o reembolsaram, conseguindo provar que:

As pessoas não precisavam de muito dinheiro para ter uma vida independente e escapar de especuladores;
Que os pobres, são iguais ou melhores que qualquer outro tomador de crédito, e que são capazes de assumir todos os seus compromissos, mesmo não tendo condições ou capacidade para dar garantias.

Daí veio à generalização do Microcrédito, e com essa evidência clara, acabou ficando patente com a atribuição do Prémio Nobel da Paz a Muhammad Yunus e ao Grameen Bank, pelo êxito do microcredito na luta contra a pobreza em Bangladesh.

Desde então, o Grameen Bank, banco fundado por Yunus, tem se dedicado ao microcredito para pessoas desfavorecidas ou em pé desigualdade, tem crescido e expandiu-se para mais de 60 países. Até o final da década de 90, em 2000, mais de 2,3 milhões de famílias tinha recebido o apoio financeiro com empréstimos populares que totalizaram cerca de 3100 milhões de euros.

[ad#468]

11 Comentários

  1. lening
  2. Joacir Justino de Oliveira
  3. marcia
  4. loriana
  5. Angela Merice
  6. Maria do socorro
  7. maria doroteia
  8. Jose
  9. Ana Paula Maçãs
  10. marcia garcia
  11. Reginaldo

Comente Aqui!