Empréstimo Consignado, Empréstimo, Crédito Pessoal e Financiamento

Qual o Juros dos Empréstimos para Aposentados do INSS?

Conselho de Previdência mantém juros de 2,34% ao mês para os “empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS” com desconto no benfício. Teto para cartões de crédito consignado também não muda.


juros emprestimos Qual o Juros dos Empréstimos para Aposentados do INSS?O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), decidiu manter a taxa de juros do crédito consignado em 2,34%, para o empréstimo, e em 3,36% ao mês, para o cartão de crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, explicou que a taxa mínima de juros praticada pelo mercado está em 0,99%, 1,10% e a taxa média é de 2,14% e a máxima de 2,34%. “Não há porque aumentar a taxa. O governo não abre mão de participar dessa discussão e de proteger o aposentado”.

A majoração do juro foi reivindicada pelos representantes dos bancos no CNPS, alegando aumento da taxa básica de juros (Selic). Os representantes dos bancos e das indústrias votaram contra a manutenção da taxa.

O representante do ministério da Previdência Social argumentou que a taxa Selic é uma referência, mas segui-la não é uma regra. Eduardo Gabas lembrou que em duas ocasiões, em 2007, as taxas de juros diminuíram e as quedas não foram adotadas pelo conselho.

O CNPS também decidiu recomendar a extinção de parte do artigo 24 da Instrução Normativa 28, que obriga a mesma instituição financeira, em um determinado estado, a praticar taxa de juros única para todos os clientes. Assim, os bancos poderão oferecer taxas diferenciadas – até o teto – por categorias profissionais, por exemplo. Dessa forma, entidades de classe poderão negociar taxas menores para seus filiados.

Flexibilização – Bancos e representantes dos aposentados também reivindicaram a flexibilização da margem de uso do crédito consignado, atualmente dividida em 20% para o empréstimo consignado e em 10% para o cartão de crédito, totalizando 30%. Eles pedem que o aposentado possa decidir se quer ter cartão de crédito ou se deseja usar os 10% restantes também com empréstimo consignado. Update (agora já pode usar os 30% somente para empréstimo).

Carlos Gabas esclareceu que há confusão no entendimento entre empréstimo e cartão de crédito. Ele explicou que o cartão de crédito era uma antiga reivindicação das entidades e que a taxa do cartão de crédito é de 3,36%, é porque a taxa no mercado, fora do consignado, é de 10% O secretário-executivo lembra que, em janeiro, quando o prazo de pagamento do empréstimo foi dilatado para 60 meses, a margem consignável foi dividida entre as duas modalidades – 20% para o empréstimo e 10% para o cartão consignado - para evitar endividamento excessivo de aposentados e pensionistas do INSS.

Gabas ressalta que passar o crédito do empréstimo consignado para 30% implica também na discussão do prazo para pagamento. Vamos estabelecer com o ministro José Pimentel a discussão com os bancos e entidades, mas colocando que prazo e margem consignável não podem ser dissociados. Essa questão deve ser discutida pelo grupo de trabalho que discute o crédito consignado e analisado na próxima reunião do CNPS.

Informações para a Imprensa, Marcos Nunes e Pedro Arruda ACS/MPS


 

8 Comentários para:
“Qual o Juros dos Empréstimos para Aposentados do INSS?”

  1. Jean Claude Vantroeyen disse:

    Na minha opinião o emprestimo consignado deve voltar aos 30%,´com prazo de 60 meses.Com somente 20% a maioria dos aposentados estão fazendo emprestimo em CDC e outros emprestimos, que os juros variam de 7% até 10% ao més e ai estão se endividando. Senhor ministro seja justo com os aposentados que estão cada vez mais pobre, em vista dos aumentos do salario minimo desparelho!

  2. joaquim disse:

    Os juros ainda são os mais autos do mundo. socorro,
    o Banco do Brasil com esse governo, lesa e muito os Aposentados
    feito eu. os maiores juros taxa e outros ….socorro…

  3. Luiz Claudio disse:

    Meu pai é aposentado do Inss , faixa de R$ 2.800,00 , ele deseja pegar emprestado R$ 6000,00 . Gostaria de receber por e-mail quanto seria a prestação em 24 e 36 meses . Obrigado . Atte.

  4. Gilberto Guaraci disse:

    Sou aposentado pelo INSS,recebo na faixa de 1700,00,gostaria pegar emprestado 30.000,00 em 24 ou 36 vezes.Qual seria a taxa de juros e os valores das prestações.
    Desde já agradeço..

  5. Elaine disse:

    Tenho duvidas sobre o emprestimo consignado(INSS). Sou pensionista,gostaria de fazer empréstimo. Os juros tem sido cobrados ao mes,mas isso tá certo??
    Não é ao ano não??

  6. Promotora disse:

    Empréstimo em Conta é um roubo, dizem que é de 7% à 10% , é mentira, já calculamos na losango chega a 17% mensais! não acreditam, entra no site e confira que roubo.
    O consignado alivia o aposentado, , más é claro, nem todo mundo é bonzinho de fazer tabela flex (tabela de juro que chega a 1,72% a.m)
    Não devemos só pensar no lucro, e sim pensar no outro lado, pensar que o aposentado é um trabalhador que batalhou a vida inteira..
    Venha conhecer nossa forma de trabalhar, se nos pudermos ajudar também, garanto a tabela flex, por qe nossos concorrentes so querem dar tabela normal com juro d 2,34%
    bom é isso, espero não estar ofedendo os principios do site.
    forte abraço

  7. Maria Aparecida disse:

    DEIXO UM ALERTA A TODOS OS APOSENTADOS QUANDO FOREM FAZER EMPRESTIMO POIS AS TAXAS DE JUROS PODEM VARIAR MUITO PORTANDO PESQUISEM BEM ANTES DE CONTRATAR UM EMPRESTIMO E EXIJAM A TAXA DE JUROS BEM BAIXA

  8. aniceto verissimo disse:

    qual banco cobra o menor juro para emprestimo consignado para aposentado




Empréstimo BMG