Empréstimo Consignado, Empréstimo, Crédito Pessoal e Financiamento

Qual o Juros dos Empréstimos para Aposentados do INSS?

Conselho de Previdência mantém juros de 2,34% ao mês para os “empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS” com desconto no benfício. Teto para cartões de crédito consignado também não muda.


Juros do Empréstimo consignadoO Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), decidiu manter a taxa de juros do crédito consignado em 2,34%, para o empréstimo, e em 3,36% ao mês, para o cartão de crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, explicou que a taxa mínima de juros praticada pelo mercado está em 0,99%, 1,10% e a taxa média é de 2,14% e a máxima de 2,34%. “Não há porque aumentar a taxa. O governo não abre mão de participar dessa discussão e de proteger o aposentado”.

A majoração do juro foi reivindicada pelos representantes dos bancos no CNPS, alegando aumento da taxa básica de juros (Selic). Os representantes dos bancos e das indústrias votaram contra a manutenção da taxa.

O representante do ministério da Previdência Social argumentou que a taxa Selic é uma referência, mas segui-la não é uma regra. Eduardo Gabas lembrou que em duas ocasiões, em 2007, as taxas de juros diminuíram e as quedas não foram adotadas pelo conselho.

O CNPS também decidiu recomendar a extinção de parte do artigo 24 da Instrução Normativa 28, que obriga a mesma instituição financeira, em um determinado estado, a praticar taxa de juros única para todos os clientes. Assim, os bancos poderão oferecer taxas diferenciadas – até o teto – por categorias profissionais, por exemplo. Dessa forma, entidades de classe poderão negociar taxas menores para seus filiados.

Flexibilização – Bancos e representantes dos aposentados também reivindicaram a flexibilização da margem de uso do crédito consignado, atualmente dividida em 20% para o empréstimo consignado e em 10% para o cartão de crédito, totalizando 30%. Eles pedem que o aposentado possa decidir se quer ter cartão de crédito ou se deseja usar os 10% restantes também com empréstimo consignado. Update (agora já pode usar os 30% somente para empréstimo).

Carlos Gabas esclareceu que há confusão no entendimento entre empréstimo e cartão de crédito. Ele explicou que o cartão de crédito era uma antiga reivindicação das entidades e que a taxa do cartão de crédito é de 3,36%, é porque a taxa no mercado, fora do consignado, é de 10% O secretário-executivo lembra que, em janeiro, quando o prazo de pagamento do empréstimo foi dilatado para 60 meses, a margem consignável foi dividida entre as duas modalidades – 20% para o empréstimo e 10% para o cartão consignado – para evitar endividamento excessivo de aposentados e pensionistas do INSS.

Gabas ressalta que passar o crédito do empréstimo consignado para 30% implica também na discussão do prazo para pagamento. Vamos estabelecer com o ministro José Pimentel a discussão com os bancos e entidades, mas colocando que prazo e margem consignável não podem ser dissociados. Essa questão deve ser discutida pelo grupo de trabalho que discute o crédito consignado e analisado na próxima reunião do CNPS.

Informações para a Imprensa, Marcos Nunes e Pedro Arruda ACS/MPS



 


16 Comentários para:
“Qual o Juros dos Empréstimos para Aposentados do INSS?”

  1. Jean Claude Vantroeyen disse:

    Na minha opinião o emprestimo consignado deve voltar aos 30%,´com prazo de 60 meses.Com somente 20% a maioria dos aposentados estão fazendo emprestimo em CDC e outros emprestimos, que os juros variam de 7% até 10% ao més e ai estão se endividando. Senhor ministro seja justo com os aposentados que estão cada vez mais pobre, em vista dos aumentos do salario minimo desparelho!

  2. joaquim disse:

    Os juros ainda são os mais autos do mundo. socorro,
    o Banco do Brasil com esse governo, lesa e muito os Aposentados
    feito eu. os maiores juros taxa e outros ….socorro…

  3. Luiz Claudio disse:

    Meu pai é aposentado do Inss , faixa de R$ 2.800,00 , ele deseja pegar emprestado R$ 6000,00 . Gostaria de receber por e-mail quanto seria a prestação em 24 e 36 meses . Obrigado . Atte.

  4. Gilberto Guaraci disse:

    Sou aposentado pelo INSS,recebo na faixa de 1700,00,gostaria pegar emprestado 30.000,00 em 24 ou 36 vezes.Qual seria a taxa de juros e os valores das prestações.
    Desde já agradeço..

  5. Elaine disse:

    Tenho duvidas sobre o emprestimo consignado(INSS). Sou pensionista,gostaria de fazer empréstimo. Os juros tem sido cobrados ao mes,mas isso tá certo??
    Não é ao ano não??

  6. Promotora disse:

    Empréstimo em Conta é um roubo, dizem que é de 7% à 10% , é mentira, já calculamos na losango chega a 17% mensais! não acreditam, entra no site e confira que roubo.
    O consignado alivia o aposentado, , más é claro, nem todo mundo é bonzinho de fazer tabela flex (tabela de juro que chega a 1,72% a.m)
    Não devemos só pensar no lucro, e sim pensar no outro lado, pensar que o aposentado é um trabalhador que batalhou a vida inteira..
    Venha conhecer nossa forma de trabalhar, se nos pudermos ajudar também, garanto a tabela flex, por qe nossos concorrentes so querem dar tabela normal com juro d 2,34%
    bom é isso, espero não estar ofedendo os principios do site.
    forte abraço

  7. Maria Aparecida disse:

    DEIXO UM ALERTA A TODOS OS APOSENTADOS QUANDO FOREM FAZER EMPRESTIMO POIS AS TAXAS DE JUROS PODEM VARIAR MUITO PORTANDO PESQUISEM BEM ANTES DE CONTRATAR UM EMPRESTIMO E EXIJAM A TAXA DE JUROS BEM BAIXA

  8. aniceto verissimo disse:

    qual banco cobra o menor juro para emprestimo consignado para aposentado

  9. Amilton Ademar Maffezzolli disse:

    A taxa de juros para os aposentados é uma exorbitância escabrosa. O governo ROUBA os aposentados quando aplica o criminoso fator previdenciário e ROUBA, aqueles que necessitam de empréstimos para equilibrar suas contas. ISSO É UMA VERGONHA, como diz Boris Casoy.

  10. Amilton Ademar Maffezzolli disse:

    Ademais, todos os aposentados, vilipendiados em seus direitos, deveriam ter taxas diferenciadas, por idade e faixas salariais. Com garantia total do recebimento do financiamento, via desconto em sua folha salarial, os juros deveriam ser o constitucional 6% a.a. + índice inflacionário, o que for menor.

  11. margarete monteiro disse:

    meu pai fez um empréstimo de 7.000,00 reais em 48 parcelas, queria saber quanto ele vai pagar de juros dentro desse prazo ? foi no banco do brasil
    por favor me responda no e-mail.

  12. manoel disse:

    o governo diz que o limite minimo de juros cobrados dos aposentados variam de 0,99% a 2,34% vocês acham que os urubus vão deixar barato o governo lava as mãos e deixa os aposentados ser escravizados é sempre assim porque nunca eles agem com justa dizendo o percentual de juros é esse e acabou, porque? porque somos considerados lixos
    visto não termos forças de expressão dado uma medíocre constituição que só pensa no capitalismo, não quero ser pessimista não se iludam pois as coisas só vão piorar.




Empréstimo BMG