DATAPREV – informações do INSS, Ministério do Trabalho e Receita Federal

A Dataprev – Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social originou-se dos centros de processamento de dados dos institutos de previdência existentes em 1974. Denominada, primeiramente, como Empresa de Processamento de Dados da Previdência, a Dataprev é uma empresa pública instituída pela Lei nº. 6.125, de 4 de novembro de 1974.

Sua primeira Diretoria tomou posse em 10 de março de 1975. Dois anos mais tarde, o Ministério da Previdência e Assistência Social – MPAS – definiu a Dataprev como integrante do Sinpas – Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (já extinto). A Medida Provisória nº. 2.143-36, de 24 de agosto de 2001, alterou a razão social da Dataprev para Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, com sede e foro em Brasília, filial regional na cidade do Rio de Janeiro e ação em todo o território nacional, compreendendo 23 Unidades Regionais e quatro Unidades de Atendimento.

A mudança de nome foi mais do que um simples gesto burocrático. Ela reflete a significativa evolução da Empresa que hoje é responsável pelo processamento da maior folha de pagamento do país, ajudando na distribuição de renda a 25 milhões de brasileiros em todos os recantos do Brasil.

Conhecer melhor a Dataprev significa saber a importância do trabalho que ela desenvolve para a Previdência Social brasileira, informatizando os diversos órgãos previdenciários e contribuindo para que o segurado receba um atendimento de qualidade. 

Embora ela tenha sido criada para atender à Previdência Social, atualmente presta relevantes serviços a outros órgãos públicos, tais como os Ministérios do Trabalho e Emprego e o do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Fonte: www.dataprev.gov.br

[ad#468]

54 Comentários

  1. lucilene
  2. Shirlei
  3. regina celia komeathy
  4. Laércio Martins
  5. Laércio Martins
  6. Robson Prado
  7. Eda Faquin
  8. sirlenea aparecida
  9. Marilene Pereira
  10. Manoel Limeira
  11. edilson
  12. cristane lopes de araujo
  13. jair
  14. nelson alves da silva

Comente Aqui!