Quero quitar meu empréstimo consignado, mas banco não entrega o boleto

Quero quitar meu empréstimo mas o banco está dificultando a entrega do boleto para quitação do empréstimo consignado que fiz a alguns anos.

Reclamações por prestação de serviço de má qualidade já faz parte do menu de queixas de todo Procon no Brasil, mas a que têm sido uma das reclamações mais comuns atualmente, são as feitas por pessoas que obtiveram empréstimos consignados, empréstimo pessoal e até mesmo financiamentos. Quem deseja fazer a quitação descobre que os banco fazem de tudo para que esse tipo de operação não seja concluído.

Quitação de Boleto de EmpréstimoDiante das milhares de reclamações feitas, uma decisão parece que vai mudar os rumos de operações de crédito em Minas Gerais, 10 instituições bancárias e de crédito receberam ordem de suspender as transações que envolvem a concessão de crédito ou financiamento para novos clientes, o  motivo, desrespeito aos direitos do consumidor.

Não é de hoje que esse tipo de problema acontece, é notável que os cidadãos consumidores resolveram reclamar mais nos órgãos de defesa do consumidor.

Desde o início do ano, mais de 2.600 reclamações foram registradas contra instituições financeiras somente no estado de Minas.

Dessas milhares de pessoas, a não entrega do boleto para quitação do empréstimo corresponde a 90%. O que isso quer dizer? Que a antecipação de financiamento está sendo simplesmente rejeitada pelas empresas e financeiras credoras. Que as instituições estão se negando a entregar o boleto e criam mecanismos para dificultar que o cliente consiga pagar toda sua dívida de uma só vez.

Os motivos para essa negação podem ser inúmeras, desde os ganhos com os juros à perda da carteira para outra instituição, uma vez que a compra de dívidas também é uma operação comumente praticada no mercado.

A situação é ainda pior quando percebemos que a maioria dos consumidores que estão formalizando as reclamações são formada por pessoas idosas e a grande parte possui pouca instrução. Não é de hoje que sabemos que os idosos são explorados e maltratados pelas instituições financeiras, primeiro alisa, depois bate.  Um fato recorrente, em geral, aposentados e pensionista possuem entre dois ou três empréstimos, alguns chegam utilizar o total máximo de consignação em folha, 6 empréstimos.

A lei é clara, o comprometimento com empréstimos e financiamento só podem chegar a 30% da renda mensal do cidadão trabalhador, militar ou aposentados e pensionistas, no entanto, muitos já estão com até 50% da renda, salário ou benefício comprometido com empréstimos.

Se você estiver se sentindo prejudicado por alguma instituição que não quer fornecer o boleto de quitação da dívida do empréstimo, a única forma de fazer valer seus direitos é formalizar sua reclamação nos órgãos competentes e abrir procedimentos administrativos, tanto no Procon como no Banco Central.

10 Comentários

  1. Lúcia Maria Batista
  2. Lúcia Maria Batista
  3. william da silva
  4. marli martins g ditadi
  5. marli martins g ditadi
  6. ricardo jancoski
  7. luiz carlos
  8. Debora boyd
  9. Felipe
  10. Ana PAtrícia Cuvello Veloso

Comente Aqui!