Empréstimo Consignado, Empréstimo, Crédito Pessoal e Financiamento

Quitar dívida de empréstimo ou financiamento com banco, é possível?

Tenho dinheiro no bolso para quitar minha dívida de empréstimo ou financiamento com um banco, isso é possível? Claro que é possível, a pergunta seguinte então será – vou conseguir o boleto para quitação?


Esse drama do boleto de quitação não é de hoje, a uns dois anos atrás mutuários com empréstimos, crédito pessoal ou financiamentos que queriam pagar suas dívidas integralmente já sofriam com as manobras que algumas instituições colocavam para o mutuário desistir da operação.

quitar dividas Quitar dívida de empréstimo ou financiamento com banco, é possível?

A quitação do empréstimo em banco se dá por três motivos atualmente:

1 – ) O primeiro, o mutuário consegue dinheiro extra de alguma forma quer pagar o saldo devedor do empréstimo para se livrar da dívida e solicita a liquidação antecipada.

2 – ) Devido a necessidade de conseguir mais dinheiro, o mutuário vende a dívida para outra instituição, para isso acontecer, o mutuário precisa conseguir o boleto de quitação da dívida com a instituição atual para que a nova instituição faça o pagamento, essa operação pode ser chamada de troca de dívida.

3 – ) O empréstimo ou crédito pessoal foi feito a meses atrás quando a taxa de juros estava altíssima, porém hoje o mercado oferece taxas mais acessível, portanto é vantagem se desfazer dessa dívida cara. Como isso é possível? Basta fazer a portabilidade de crédito para um banco que está oferecendo uma taxa mais baixa. Nessa operação financeira, troca-se a taxa de juros alta por uma baixa, mas é preciso pagar a dívida integral do banco mais caro.

O grande problema aqui não esta em quitar a dívida, está em conseguir quitar a dívida, normalmente o atendimento prestado pelas instituições bancárias quando relacionado a esse quesito, é péssimo ou incompleto. Os cinco maiores bancos no Brasil oferece falhas nos processos para liquidação antecipada de empréstimo. Tanto no Santander, Banco do Brasil, Bradesco, HSBC, quanto no Itaú Unibanco, segundo pesquisa realizada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) aponta falhas. Bancos como o BMG, banco BV e demais bancos de pequenos e médios portes utilizam as mesmas práticas.

Vale lembra que o consumidor tem seus direitos reservados de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e normas do Banco Central (BC), quem quiser fazer a “liquidação antecipada de crédito pessoal e empréstimos” não pode ser proibido ou sofrer sanções de qualquer tipo, além disso, tem direito a um abatimento proporcional nos juros aplicados no restante das parcelas.

Vamos ser mais claros, se você fez um empréstimo consignado, como exemplo um com prazo de 60 meses, pagou 24 parcelas e quer quitar as 36 parcelas restantes, o banco ou instituição financeira deve tirar os juros proporcionais que seriam cobrados nas próximas 36 parcelas do saldo devedor a ser pago.

Outro fato preocupante para o mutuário de empréstimo que deseja pagar sua dívida integralmente, são os cálculos para se chegar ao valor devido que não são informados. Diante disso, podemos concluir que algumas regras do CDC e do Conselho Monetário Nacional (CMN) são quebradas, visto que, os órgãos determinam que o banco deve informar ou esclarecer detalhadamente. Uma planilha de cálculo simples e clara poderia facilmente ser interpretada para a conferência da evolução da dívida.

Nos comentários deste blog, sempre encontramos pessoas que ao solicitar o pagamento da dívida, meses após a operação começam aparecer cobranças indevidas feitas pela instituição outrora credora. Também é comum o banco simplesmente não devolver o desconto de um ou dois meses que ficam de fora da operação, no momento da transação, dependendo do dia da solicitação.

Não fique alarmado em encontrar informações truncadas e um tremendo despreparo dos atendente em prestar esclarecimento corretos. No sistema de crédito, clientes reclamam de diversos tipos de débitos não autorizados – duplicidade de parcelas, valores de parcelas diferentes do solicitado em contrato, pecúlios, taxas de associações e seguros não solicitados, acontecem sempre.

Se o mutuário quiser quitar o empréstimo ou crédito pessoal deve se precaver guardando toda documentação. Caso haja um erro qualquer, e o cliente for classificado com devedor pelo banco, vai ter condições de provar que as dívidas foram quitadas com comprovantes de pagamento, extrato bancário ou outro documento pertinente.

Inclusive, não entregar o termo de quitação de empréstimo é mais desvio de conduta da instituições.

Obs: se você vai quitar seu empréstimo, solicite ao banco credor informações claras sobre os encargos da operação, exija também um demonstrativo dos cálculos a pagar. Caso essas informações não sejam esclarecidas ou você acredita que está sendo prejudicado, procure o Procon mais próximo, leve o contrato de empréstimo e a planilha de cálculo da quitação, caso tenha sido fornecida, com o boleto de liquidação antecipada ou o comprovante bancário que descrimina o pagamento total ou parcial da dívida.

Faça valer seus direitos.


 

6 Comentários para:
“Quitar dívida de empréstimo ou financiamento com banco, é possível?”

  1. Cicleyde disse:

    Favor esclarecer sobre o cartão de crédito que descontam todo mês. Eu não sei o nº de prestações, pois não aparece no contracheque, eu não sei o valor total da dívida e quantas faltam para pagar. De igual forma a prestação de 170,00 quanto fica para quitar?
    Atenciosamente,
    Cicleyde.

  2. Rosilene Gomes De Jesus disse:

    estou com a ultima parcela de um fiatuno fire 2001/2002 cor uzul no nome de Rosilene Gomes de Jesus não atuo no endereço de cadastro estou desempregada,fiz um bico po isso pretendo entrar em acordo.eu posso estar fazendo o pagamento do dia 10 á 12 de novembro de for de acordo é claro.obrigado pela compreenção aguardo restosta para entrar em contato

  3. cristiane disse:

    boa tarde tenho uma divida com o cartão fininvest e quero quitar como faço pode me ajudar desde ja agradeço ass cristiane

  4. fabiana disse:

    como devo proceder para negociar definitivamente dívida com o cartão de crédito do banco santander, pois já renegociei dívida e não consigo assumir compromisso…?
    Obrigada!

  5. Ângela Maria Magalhães disse:

    Estou querendo o valor do meu debito para quitação

  6. micoli meiriqueli ramos da silva disse:

    fiz um financiamento com o banco cifra estou quase no fim da prestação só falta 2 parcelas de 284.68 reais queria saber se eu quitar as duas prestação este mês de dezembro quantos vou ter de desconto……… obrigada espero uma resposta!!!!!!!!!!




Empréstimo BMG