Empréstimo Consignado, Empréstimo, Crédito Pessoal e Financiamento

Estou com o nome sujo no Spc e Serasa, posso limpar meu CPF?

Você está com o nome sujo no Spc e Serasa por causa de dívidas de empréstimos ou financiamentos de veículos, com cartão de crédito ou deixou de pagar alguma conta de consumo? Apesar de ser uma situação constrangedora, essa situação tem envolvido milhares de consumidores em todo País.


Nos últimos meses os níveis de inadimplência estão cada vez mais preocupantes, a porcentagem de pessoas com nome sujo na praça por não ter efetuado os pagamentos de compromissos financeiros são alarmantes. Outro fato de mereçe atenção, são os consumidores que estão com contas pendêntes e em atrasos.

limpar nome sujo Estou com o nome sujo no Spc e Serasa, posso limpar meu CPF?A inadimplência não escolhe o cidadão pela classe social, pode se classe alta, média ou baixa, quando a falta de recursos financeiros (dinheiro) chega, pagar as dívidas fica bem difícil, mas por incrível que pareça uma boa parte de devedores com nome sujo, e o CPF incluso nos orgãos de proteção, ocorreu por falta de organização ou por pura distração.

Uma vez o nome sujo no SPC ou Serasa ou qualquer entidade de proteção ao crédito, o que resta é tomar providências o mais rápido possível para tirar o nome restrito desses órgãos.

Como que o nome da pessoa fica sujo na praça?

Normalmente o nome fica sujo porque o consumidor, mutuário ou contratante de serviços ou compra de produtos, por um motivo qualquer deixou de pagar esse compromisso financeiro, ou uma conta, boleto ou fatura. Após ser informado pelo credor não demonstrou interesse em retornar, só restou a empresa enviar o CPF do consumidor ao SPC, Serasa, CCF etc., ou dependendo do título de cobrança, a empresa protesta enviando o débito pendente ao cartório.

A partir daqui o consumidor deixa de ser visto com bom pagador, o comércio fecha as portas, os bancos restrigem o crédito e em algumas empresas o candidato ao emprego é barrado, ou seja, o que era ruim, pode se tornar insuportável.

Alguns consumidores, não sei se por ignorância ou esperteza, acham que se deixar de pagar as contas e simplesmente ficar com o nome sujo por cinco anos, a dívida vai caducar, e depois disto será possível voltar a ter crédito normalmente, fazer empréstimo pessoal, financiamentos, pedir cartões de crédito e crediário nas lojas e magazines, ledo engano!

Vale citar que dependendo da instituição credora, a ramificação da dívida pode se estender por várias outras empresas, ou seja, se o credor fazer parte de um grupo de empresas – a maioria faz – seu nome constará na lista negra de caloteiro em todas elas.

Se você estiver com o nome sujo na praça, o melhor a fazer é entrar em contato com o órgão de proteção – SPC, Serasa, Cheque sem fundos ou solicitar os 10 Cartórios. Se você já sabe onde consta os débitos, contate as empresas ou instituições financeiras credoras que enviaram seu nome para a restrição.

Feito isso, solicite um extrato para obtenção do saldo devedor atualizado da sua dívida. Negocie, barganhe, peça descontos e tente parcelar a dívida com valores de pagamentos dentro do seu orçamento. Normalmente depois de negociado a dívida e efetuado o primeiro pagamento, o nome sujo é retirado dos orgãos de proteção.

No caso de nome sujo com protesto em cartório, para limpar, o estabelecimento fornece uma declaração de quitação de dívida com todas as informações necessárias e assinada, reconheça a firma desse documento, vá até o cartório que conta o protesto, pague os emolumentos para o cancelamento do protesto.

O prazo para o nome ficar limpo e não constar mais a restrição é de até 5 dias, tanto nos cartórios quanto nos órgãos de serviço de proteção ao crédito.

No SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), Serasa Experian ou Procons Estaduais o consumidor consegue informações mais completas de como agir quanto o nome esta sujo, principalmente se foi enviado indevidamente.


 

4 Comentários para:
“Estou com o nome sujo no Spc e Serasa, posso limpar meu CPF?”

  1. Ricardo Pereira disse:

    quero limpar meu cpf como faco

  2. tapira souza de carvalho disse:

    verifiquei que meu nome esta restrito pelo banco sifra gostaria de saber de se originou esta divida de cinquenta e pouco reais e como quitala fico aguadando resposta

  3. Márcia luzinete de frança disse:

    Gostaria de saber quanto estou devendo e de que forma posso quitar essa dívida?

  4. sandra da silva lima disse:

    quero muito limpar meu nome o que fazer




Empréstimo BMG