Seguro de Crédito Doméstico e Risco Comercial

Seguro de CréditoEm janeiro o governo assinou um protocolo com as cinco maiores seguradoras para operar no novo regime de seguro de crédito. Este protocolo é a primeira fração de um total de 4.000.000 de euros segundo uma fonte do Jornal de Negócios.

Segundo essa mesma fonte, o principal objetivo do governo é repor os ‘plafonds’ de seguros de crédito para alavanca-los aos mesmos patamares que estavam antes do aparecimento da crise financeira, e também aumentar a capacidade das empresas de internacionalizar mercados de fora dos mercados tradicionais.

O ministro da Economia e o primeiro-ministro assinaram o protocolo no Europarque, em Santa Maria da Feira, juntamente com as cinco seguradoras que atuam neste mercado: a Cesce, a Coface, a Cosec, o Crédito y Caución e a Mapfre. Com medidas o Governo pretende estimular a economia interna.

O que é Seguro de Crédito?

O Seguro de Crédito é um dispositivo que proporciona proteção para sua empresa não correr riscos de não receber o pagamento de seus devedores. Uma das maiores preocupações diárias de uma empresa é a liquidação de suas faturas dentro dos prazos estipulados.

Até mesmo para empresas com uma organização bem estruturada, com softwares sofisticados de gerenciamento e controle, com informações atualizadas fulltime, a certeza de receber é sempre uma incógnita. Em geral de 30-40% do balançao total, representam as contas a receber da atividade comercial de uma empresa em gestão.

Se houver a inadimplência de um volume expressivo de devedores, isso poderá provocar um grande impacto nos resultados trimestrais, semestrais e consequentemente anuais, e se uma providência não for tomada, em muitos caso a distorção do balanço pode acabar ameaçando a própria estabilidade e sobrevivência da empresa, fato esse que tem causado freqüentes falências de grandes e pequenas organizações.

A essência do seguro de crédito se da ao fato de que se o seu cliente não te pagar o seguro paga

[ad#468]

Comente Aqui!