Cheque Especial 0 X Cartão de Crédito 1

Brasileiro troca cheque especial por cartão de crédito

O cheque especial não é mais utilizado como em tempos atrás, após liderar durante anos como a linha de crédito preferida dos brasileiros, parece estar perdendo fôlego. Segundo dados do Banco Central (BC), demonstram que na proporção de utilização esse tipo de crédito nunca esteve tão em baixa.

Cheque especial x cartão de créditoAtualmente, o limite da conta bancária é fonte de aproximados 34% de todos os empréstimos concedidos pelas famílias, há dez anos o limite eram em torno de 60%.

Apesar do cartão de crédito ser uma forma extremamente prática no seu uso, essa troca trouxe um problema grave: a migração do cheque especial pelo cartão de crédito que é uma opção de crédito ainda mais cara.

O cartão historicamente possui uma taxa de juro altíssima se comparado com outras operações financeiras bancárias. No mês de abril, 26,8% das operações de crédito a pessoa física foi realizado através do dinheiro de plástico (cartão de crédito).

Nesses últimos meses houve um aumento substancial do uso do cartão de crédito, esse crescimento tem alertado os Bancos que tem admitido que “pode haver problemas” caso a expansão continue no ritmo atual por muito tempo.

A migração do cheque especial para o cartão de crédito como meio de pagamento já era um movimento esperado e que tem acontecido na maioria do países ao redor do mundo, mas aqui no Brasil essa troca trouxe uma mudança no perfil do endividamento pessoal e familiar.

É justamente aí que o problema esta instalado, por ter juro bem maior que o praticado no cheque especial: o uso do limite da conta bancária cobra cerca de 161,3% ao ano; o crédito rotativo do cartão cobra proximo dos 238,3%. Trocando em miudos, os brasileiros estão trocando um juro alto por outro muito mais alto.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informa que por enquanto a mudança do perfil de endividamento do brasileiro não traz muita preocupação, mas admite que se o ritmo continuar por um longo período poderá haver problemas. “Estamos em tempo de aprendizado com os bancos e os clientes”.

Pela facilidade no uso, o brasileiro descobriu finalmente que a utilização do cartão de crédito é fabuloso se usado com cautela e disciplina, porém o mau uso e a falta de controle do dinheiro de plástico por clientes descontrolados e consumistas que fazem operações de forma incorreta conceteza vai trazer problemas para as instituições, por enquanto o balanço está cheque especial 0 x cartão de crédito 1.

[ad#468]

Comente Aqui!