Empréstimo Consignado, Empréstimo, Crédito Pessoal e Financiamento

Cheque sem fundos (alínea 12) como fazer exclusão do nome no CCF

Meu Cheque foi devolvido e agora como resolvo essa situação?


A devolução de cheques é uma rotina constante do bancos em geral isso nós sabemos, ainda mais nos dias de hoje, porém a reapresentação e devolução de cheque por falta de fundos (alínea 12) parece até café pequeno, mas não é, o estrago que faz na vida financeira do consumidor é terrível. 

Para começar, tem o CPF encaminhado ao Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo (CCF) do Banco Central, fica impedido de retirar novos talões de cheque, abrir conta bancária e obter crédito, empréstimos e financiamentos. Para regularizar essa situação posteriormente pode ficar difícil, tendo em vista que é comum no comércio o repasse de cheques a terceiros.

Nem todos sabem, mas as instituições financeiras são obrigadas pela Circular nº 2.989 do Banco Central, no artigo IV, a fornecer nome completo e endereço do emitente do cheque ao credor que por ventura solicitar. Outro fato importante é que o portador do cheque sem fundos nem sempre procura o banco, as vezes porque o valor do título é pequeno, outras por razões dos transtornos que isso acarretará. Diante disto o consumidor fica prejudicado, uma vez que o banco vai exigir a apresentação dos cheques ou declaração do beneficiário de que o débito foi quitado.

A norma do BC para a exclusão do CCF exige o recolhimento de uma taxa por cheque devolvido, cujo valor varia muito em cada banco.  Taxas de serviços de inclusão e exclusão, também podem ser cobrados.

Para a exclusão do CCF, o consumidor deve apresentar ao banco ou os cheques que deram origem ao apontamento ou a declaração dos credores dando quitação à dívida. Esta, no entanto, deve ser autenticada em tabelião ou abonada pelo banco endossante, e sua entrega tem de ser acompanhada de cópia microfilmada do cheque devolvido e certidões negativas dos cartórios de protesto, em nome do emitente.

Se não conseguir reaver os cheques nem localizar os portadores dos seua cheques, o melhor é aguardar os cinco anos para caducar e ter o nome excluído automaticamente do CCF. Só assim o consumidor voltará a ter talão de cheques, etc..

Ao decidir contratar os serviços de empresas de reabilitação de crédito, tenha sempre referência dos seus serviços com amigos e pessoas que já utilizaram. Não esqueça de exigir que conste no contrato tudo que for combinado verbalmente, procedimentos do serviço que vai ser executado, valor do serviço, forma de pagamento, taxas de cartório e bancos, etc.


 

21 Comentários para:
“Cheque sem fundos (alínea 12) como fazer exclusão do nome no CCF”

  1. graziele disse:

    tenhu tres cheque sem fundo em outro estado,já tentei de todas maneiras reaver ele,mas não consigo e o banco do brasil só me passa a informação de q tem esses cheque perdido mas eles não sabem p quem foi dado,ou onde esta esses cheque,já fazem uns 4 anos e nunca ninguem me procurou p cobrar,e continuo com o nome sujo,o q eu faço?

  2. José disse:

    Entre com uma ação de Prestação de Contas, deposite em conta judicial o valor e peça liminar para a retirada de seu nome nas listas de restrição de crédito.

  3. Paulo disse:

    reculperei os 10cheques que eu tinha passado,mas não consigo lembra onde coloquei os cheques para levar ao banco com poderei agir nesse caso de perda dos cheques?

  4. manoel pereira disse:

    bom dia, eu gostaria de sabe como resolver aminha situaçao, tenho 5 cheque mais a micro filmagem do cheque o que eu faço para da baixa

  5. genivaldo disse:

    olá quero localiza um cheque!

    tem como,

  6. Cezar disse:

    Tenho 01 cheque devolvido pela alinea 12, emite o cheque para uma determinada pessoa, esta repassou a terceiro sendo que o cheque esta nominal a esta pessoa, e não consigo encontrar a pessoa em que o cheque esta nominal. retirei negativa de protesto no cartório onde não consta nenhuma pendencia, levei ao banco juntamento com a declaração da poessoa que eu emite o cheque. Sendo que o banco esta se negando a fazer a regularização. O que devo fazer.

  7. Farley Almeida disse:

    Emiti um cheque em 2008, no valor de 1.130,00 o mesmo foi devolvido motivo 12, tentei entrar em contato com a financeira que está com o cheque(Aymoré) porém ninguem consegue localizar meu cheque dentro da empresa, ja regularizei toda minha vida financeira restando apenas este cheque… Preciso comprar meu apartamento até abril deste ano e não consigo reaver este cheque… Como resolver esta situação? Obrigado!

  8. Celio freitas disse:

    Tenho 01 cheque devolvido pela alinea 12, emiti o cheque para uma determinada pessoa, esta repassou a terceiro sendo que o cheque esta nominal a esta pessoa, e não consigo encontrar a pessoa em que o cheque esta nominal. retirei negativa de protesto no cartório onde não consta nenhuma pendencia, levei ao banco juntamento com a declaração da poessoa que eu emite o cheque. Sendo que o banco esta se negando a fazer a regularização. O que devo fazer.

  9. Ana disse:

    Boa tarde, tenho dois cheques devolvidos alinea 12, ambos no valor de 40,00, todavia, os mesmo não estão nominados na micro filmagem, como encontrá-los? Não há protesto. grata

  10. marlon balieiro disse:

    bom dia, por favor queria por gentileza que me enviasse um modelo para retirar os meus cheques, não tenho os originais, mas consegui os micro-filmes
    obrigado

  11. Alberto disse:

    Boa Noite Eu Tenho Uns Cheques Na Mao Depositei Mais Foi Devolvidos Quero Encontra A Dona Do Cheque Como Fasso Isso

  12. Alberto disse:

    boa noite eu depositei uns cheques mais foi devolvidos como fasso pra achar a dona dos cheques

  13. Thiago disse:

    Eu tenho 6 cheques devolvidos na alinea 12 e tb tenho as microfilmagens dos cheques mais eu nao consigo localizar as pessoas que endossaram o cheque o que faco para excluir meu nome do ccf.

  14. marcelo disse:

    boa tarde, faltam eu pegar 4 cheques, ja tenho a micro filmagem mais nao acho a pessoa preciso fazer um finasnciamento de imovel e sem esta baixa nao vou conserguir, cmo eu procedo.
    fazer pagamento em juizo e coisa rapida ou demora quanto tempo?

  15. Flavia Cristina disse:

    Tenho um cheque devolvido por 2 vezes e esse cheque foi dado a uma pessoa que passou para outra.
    Porém não consigo mais encontrar essas pessoas, o que devo fazer para regularizar essa situação.
    Já estou com a microfilmagem do cheque.

  16. Rita disse:

    Tenho uma quantidade elevada de chs alínea 12para devolver a Cxa Federal e limpar o nome de meu Pai, existe alguma taxa especial,ou terei de pagar por cada ch?

  17. Diego Degomar disse:

    Senhores, tenho 3 cheques devolvidos porém não localizo a pessoa que passei como procedo para fazer a exclusão.
    Procuro um tribunal de pequenas causas ou faço um deposito judicial?

  18. Daniele lima disse:

    Peguei meu cheque que foi devolvido duas vezes por estar sem fundo. Mas com ele em maos fui ate um banco da caixa fora do meu estado de origem e devolvi e paguei as taxas exigidas. Entao foi comunicado e enviado para o banco de origem. Gostaria de saber se mesmo o bando que recebeu ter imformado que ja foi pago,eles teriam que tirar meu nome do (spc) com esse cominicado ou é obrigado o cheque esta em maos dels para limpar meu nome?por que ja foi enviado o cheque em um malote ,e ja faz quase um mes e disseram que nao chegou,mas foi enviado a foto copia do mesmo a uma semana e mesmo assim nao localizaram. Tenho que esperar o o cheque chegar,ja que foi comunicado?

  19. darci lopes disse:

    tenho 14 cheques devolvidos mas ja faz 5 anos´qual a melhor soluçaõ? pagar ou esperar caducar/ caduca de verdade ou e´mito. muito obrigada.

  20. Fabiano Odeli disse:

    Preciso de uma carta de anuencia de um ch de R$ 450,85 de 15/12/2008 pois o mesmo foi devolvido.O financiamento ja foi quitado e até hoje nao recebi o cheque.

  21. alisson disse:

    alisson:gostaria de saber como regularizar meu nome pois passei um cheque e voltou motivo 11 passei para um amigo foi passando por varias pessoa sendo que a ultima nominol e eu não sei quem e faz quatro anos não tem protesto e como faço para resolver esta situação.




Empréstimo BMG