Como fazer uma Simulação de Empréstimo

Como fazer uma simulação de empréstimo em sites de bancos, home banks e internet banks ou até mesmo em sites de empresas de crédito na web? No Brasil temos dezenas de bancos, financeiras e instituições financeiras dispostas em emprestar dinheiro para quem deseja recurso financeiro de imediato.

Fazer simulação emprestimos

Na internet, os sites da maior parte das instituições bancárias e financeiras oferecem a ferramenta de simulação de empréstimo. Existem também os sites de empresas que representam bancos (correspondentes bancários) que concedem empréstimos, crédito para pessoas e financiamentos em geral, algumas associações de crédito também oferecem a simulação, tanto pela internet quanto por telefone ou email.

Em geral, para fazer uma simulação de empréstimo, o interessado ou contratante consegue obter um pré-cálculo sem muita dificuldade, basta colocar o valor do empréstimo que pretende solicitar na ferramenta de simulação, alguns ferramentas pedem a taxa de juros utilizada pelo banco, e o mais importante, a quantidade de parcelas para fazer o reembolso do empréstimo.

Vale lembrar um ponto importante, quanto pedimos um empréstimo pessoal ou financiamento, não deixe de atentar para o número de parcelas que irá fazer os pagamentos de reembolso, quanto maior o período das parcelas do empréstimo, maior será o valor total pago do empréstimo, porém o valor das parcelas será reduzido. No entanto, quanto menor o prazo de reembolso e maior o valor pago nas parcelas, menor o juros ao final do contrato.

Uma dica de muitos economistas e consultores de finanças é que o consumidor faça sempre pagamentos à vista nas compras de consumo, em empréstimos ou compras parceladas, no final do pagamento a pessoa sempre paga em média o dobro do valor apenas como os juros da operação, fique atento.

Sabemos que a cultura do brasileiro não é fazer pagamentos à vista, o conselho é que se isso for possível, faça. Quando for pedir um empréstimo, opte simplesmente pelo valor necessário, nem mais nem menos. Contrate um número menor de parcelas, dessa forma a dívida será quitada mais rápido e o juro cobrado será menor.

Para simplificar a resposta de como fazer uma simulação de empréstimo para consultar qual o valor aproximado e saber o custo da taxa de juros, a interessado pode se informar diretamente com a instituição financeira escolhida via telefone, acesso o site dos bancos via internet, e se quiser saber os juros cobrados, no site do Banco Central qualquer pessoa consegue visualizar a tabela com as taxas de juros que cada instituição financeira que opera no Brasil está praticando.

Um Comentário

  1. Luiz Antonio Pery

Comente Aqui!