Dicas e regras para consultar SPC e SERASA, Saiba quais são!

O comércio em geral adota algumas regras na consulta ao SPC e SERASA para evitar o endividamento do cliente e até mesmo possíveis fraudes no sistema.

Talvez você não saiba, mas cada consulta ao SPC ou Serasa que é realizada com seu número do seu CPF fica registrada no banco de dados do sistema dessas empresas, uma vez feita à consulta, o número de vezes e as empresas que fizeram as consultas ficam disponíveis para todos os credenciados do sistema ex: Bancos, Lojas, Financeiras, comércio em geral.

Você pode consultar restrições de crédito através de alguns sites na internet que cobram uma taxa pela consulta, mas pesquise antes sobre a credibilidade deles para não ser enganado.

SCPC (Boa Vista Serviços), disponibiliza a consulta gratuita mediante cadastro apenas para o próprio titular do CPF através do link http://www.boavistaservicos.com.br/consumidor-positivo/consulta-cpf-gratis/

A SERASA e o SPC BRASIL cobram a consulta em seus sites.

Detalhe importante: SPC, SERASA ou SCPC não enviam e-mails ou telefonam, a forma de comunicação deles sempre é por carta timbrada e devidamente endereçada. Então, não clique em e-mails do tipo “seu nome foi cadastrado em nossos sistemas por uma dívida não paga. Clique aqui para ver o cadastro.” Se clicar, possivelmente estará infectando seu computador com um virus que pode, ou destruir seus arquivos ou roubar seus dados, inclusive senhas, etc.

Portanto cuidado, se você recebeu um e-mail ou viu algum anúncio na internet oferecendo esta consulta “gratuita”, não caia nesta, pois é golpe, provavelmente para pegar seu CPF e outros dados pessoais e depois usar em fraudes.

2. Pessoalmente

Comparecendo pessoalmente a uma central de atendimento do SPC, SERASA ou SCPC com os seguintes documentos: documento de identidade com foto e CPF (carteira de identidade, carteira de motorista, carteira do trabalho, passaporte, carteira profissional ou outro documento com caráter oficial). A consulta e a certidão devem ser gratuitas. (Se cobrarem, você deve denunciar ao Procon ou ao Ministério Público)

Se você não puder ir pessoalmente e tiver que pedir para outra pessoa, esta pessoa deverá levar o seu documento de identidade com o CPF (da pessoa para a qual será pedida a certidão) e uma procuração com a sua assinatura reconhecida em cartório e com poderes específicos para realizar a consulta de informações nos cadastros de SPC, SERASA ou SCPC.

O importante nessa observação é informar que dependendo do número de pesquisas realizadas, (geralmente “5 cinco” por período) e sendo constatado que houve excesso de consultas em um determinado intervalo de tempo ex: 30 dias, 45 dias ou 60 dias, isso pode variar de acordo com cada empresa, órgão ou instituição em questão, algumas delas como: Panamericano, Fininvest, Fast, Casas Bahia etc. cada uma dentro do seu critério podem lhe negar empréstimos pessoais, financiamento ou quaisquer produto relacionado a crédito.

O motivo da negativa em muitos casos seria por considerar que cada consulta realizada houve uma tentativa de compra ou realização de operação financeira em alguma loja ou comércio etc., sendo assim o software de análise de crédito que faz o Score, sinalizará que você não possui pontos suficientes para concluir uma nova dívida, o que dá a entender que você já possui dívidas em andamento e consequentemente não poderá assumir mais uma.

Moral da História procure evitar ficar fazendo muitas consultas ao SPC E SERASA seguidamente com seu cpf em um período de espaço muito curto, agindo assim poderá dificultar a aquisição de um produto que você quer muito ou a obtenção de empréstimos, crédito pessoal em uma hora de emergência ou a solicitação de cartões de crédito de alguma bandeira famosa.

107 Comentários

  1. Silvano Cerqueira Lima
  2. aparecida ramos
  3. marcio candido
  4. Hannah
  5. Maria Sebastiana
  6. Lilian
  7. antonio nascimento
  8. antonio nascimento
  9. Marili
  10. carlos lapola
  11. auri Santos
  12. Leonardo Leite
  13. Rozana
  14. Valdone morato
  15. romildo ramos
  16. jorge jose
  17. Wagner almeida
  18. Assessoria
  19. lucinda kayser
  20. dario dos santos
  21. cristianne
  22. Maria Costa
  23. Marcos de Paiva
  24. Anonimo
  25. simone
  26. humberto marcos
  27. elyene maria oliveira nascimento

Comente Aqui!