Empréstimo Consignado, Empréstimo, Crédito Pessoal e Financiamento

O que é Mora, Multa, Juros em Operações de Crédito?

juros multa mora O que é Mora, Multa, Juros em Operações de Crédito?Quando pagamos um boleto, um carnê ou qualquer ou tipo de fatura para pagamento, vemos três palavras muito comuns que a maioria não conhece seus significados.


O que é Mora? Mora quer dizer “atraso”. Segundo o código de defesa do consumidor é permitido a cobrança de juros de mora ou (juros moratórios) de 2%, essa taxa é o máximo que pode ser cobrado por parcela atrasada.

A cobrança de Mora é gerada quando o pagamento de uma conta não é efetuado na data de vencimento, desta fora, legaliza obrigatoriamente o recebedor (banco, lotérica, ou correspondente bancário autorizado etc., a fazer o acréscimo resultante do valor dos juros de mora, ou seja, mais 2% ao valor original.

O que é Multa? É um dispositivo de permanência ou fidelidade (cláusula penal). Em um contrato, a Multa prevê um percentual que será retido pelo fornecedor do valor total pago. A cobrança é formalizada quando acontece uma rescisão sem motivos do contrato pelo consumidor.

Vejamos um exemplo: Em contratos de alienação fiduciária, normais em financiamento de veículo, neste caso o bem fica como propriedade do banco, mas o mesmo cede a posse ao alienante, se houver rompimento do contrato pelo consumidor, ele perde tudo que já pagou. Em alguns casos ainda pode haver previsto em contrato uma cláusula que obriga o pagamento de uma multa de até 20% do valor do bem.

Juro remuneratório ou simplesmente Juro, trata-se de um percentual cobrado sobre o valor da dívida aumentando o montante inicial. Em geral, os juros são cobrados em virtude de contrato, sua aplicação não depende de atraso no pagamento.

Normalmente o Juro é a remuneração que uma instituição financeira cobra quando concede um empréstimo, financiamento ou operação de crédito a um consumidor que deverá pagar ao credor ou proprietário do capital emprestado.

A remuneração da taxa de juro é baseada no risco agregado do investimento, quanto maior for o risco do investimento, maior e proporcionalmente serão as taxas de juros. Em ambiente com expectativas inflacionárias também tende a puxar a taxa de juros para cima ou para baixo e fatores com a não compensação de aplicação do dinheiro em outros investimentos e os custos administrativos que envolvem a operação.

Agora que já sabemos o que são “Mora, Multa e Juros” fiquem atentos, não pague contas de consumo, faturas ou boletos atrasados, não cancele contratos sem antes ler o contrato. Neste texto ficou claro que uma série de fatores influenciam o juro em uma operação financeira, portanto, ao contrair um bem financiado, pedir um empréstimo ou fechar algum negócio que envolva juros, pesquise bastante!




 


Um Comentário para:
“O que é Mora, Multa, Juros em Operações de Crédito?”

  1. Tatiane disse:

    QUANDO É COBRADO MULTA NO CARTÃO DE CRÉDITO, O QUE QUER DIZER? COMO FOI CALCULADO ESSE VALOR?
    POIS AINDA NÃO ENTENDI A COBRANÇA DE MULTA.




Empréstimo BMG