O que é Cheque Especial? Como funciona o Cheque Especial?

O cheque especial funciona como um crédito pré aprovado que a maioria dos bancos colocam à disposição dos seus clientes, claro que para isso é levado em conta conta o cadastro e o tempo de relacionamento.

Quando você precisa usar mais dinheiro do que tem na conta corrente e fica com o saldo negativo, isso significa que você entrou no cheque especial.

Também chamado de limite da conta corrente, o cheque especial é um crédito que o banco deixa aprovado. Então, se você quiser cancelar esse serviço ou aumentar o limite, precisa ligar no atendimento do seu banco e fazer a solicitação.

Mas cuidado: esse crédito custa bem caro porque tem uma das maiores taxas de juros entre os empréstimos.

A obtenção e disponibilidade dos recurso é feito de forma automática, o valor que pode ser utilizado é estabelecido pelo limite de crédito, sempre que existir um débito na conta corrente superior ao saldo disponível.

E por que o banco cobra juros?

Como o cheque especial é fácil de pegar – você entra automaticamente no limite da conta quando usa mais dinheiro do que tem – o banco sobe a taxa de juros porque não sabe se você pagará essa dívida em pouco tempo. Normalmente, quando você precisa de um empréstimo, o banco faz uma análise de crédito e decide se vai emprestar algum valor e qual o prazo de pagamento. No cheque especial é diferente.

Você usa o dinheiro e paga de volta assim que fizer algum depósito na conta corrente. Então, sem saber quando receberá esse valor, o banco cobra taxas altas e o que você deve sobe rapidamente.

Alguns bancos ainda liberam esse limite por dez dias sem cobrar taxa alguma. Por isso, se precisar de dinheiro, preste bastante atenção para devolver o empréstimo antes desse prazo.

O limite utilizado é sempre recomposto assim que o cliente cobrir o saldo devedor. Em função das necessidades de cada cliente esse limite e ajustado periodicamente, de acordo com cadastro, o relacionamento e a evolução da conta bancária.

Não confunda o limite com o seu saldo real da conta corrente

Em muitos casos os bancos somam o saldo da sua conta com o valor disponível no cheque especial e fazem você acreditar que você tem mais dinheiro do que imagina. Fique atento e verifique com atenção qual a descrição do saldo e qual a descrição do valor do cheque especial.

Características do Cheque Especial

Efetivamente o cheque especial nada mais é do que um saldo extra, que o cliente do banco pode fazer uso quando não tiver mais saldo disponível em sua conta corrente para pagamento de débitos como cheques, TED’s, DOC’s, tarifas bancarias, e o também o próprio pagamento dos juros do cheque especial, etc.

Para a utilização desse tipo de serviço, o cliente está sujeito ao pagamento de juros proporcionais ao valor utilizado durante o mês, taxas como: encargos, juros e IOF, são calculados por dia de utilização e cobrados mensalmente.

São estabelecidas em contrato assinado entre o cliente e o banco, todas as condições para utilização do cheque especial – taxas, prazos, valor, garantias, vencimento antecipado, multas, renovação automática poderão mudar de acordo com o banco ou pelo cliente, mediante aviso antecipado.

Previous ArticleNext Article

7 Comentarios

  1. olha eu posso ir no banco e troca o cheque e pegar a quantia em especie ?

  2. Uma duvida,o juros do cheque especial começa a contar após o vencimento ou logo após utilizado?

  3. Gostaria de saber como funciona o débito da parcela do seguro no cheque especial?

    Pode realizar débitos automáticos no cheque especial? Existe alguma regra?

  4. Ao sacar o valor do cheque especial, quanto tempo tenho para devolve-lo sem perder o limite, e para que ele volte a conta automaticamente?

  5. olá boa noite, gostaria de saber como funciona o cheque especial, por exemplo se o meu limite de cheque especial for de 500,00 eu usar os 500,00 quando meu pagamento cair na conta o banco vai pegar os 500 mais os juros,.gostaria de saber se automaticamente o meu limite de 500,00 volta para mina conta.Obrigada

  6. Trabalho na Direccao Provincial de Saude da Zambezia.
    Quais sao os prejuizos de movimentacao da conta por meio de cheque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *