O que é Cheque Especial? Como funciona o Cheque Especial?

O cheque especial funciona como um crédito pré aprovado que a maioria dos bancos colocam à disposição dos seus clientes, claro que para isso é levado em conta conta o cadastro e o tempo de relacionamento.

Quando você precisa usar mais dinheiro do que tem na conta corrente e fica com o saldo negativo, isso significa que você entrou no cheque especial.

Também chamado de limite da conta corrente, o cheque especial é um crédito que o banco deixa aprovado. Então, se você quiser cancelar esse serviço ou aumentar o limite, precisa ligar no atendimento do seu banco e fazer a solicitação.

Mas cuidado: esse crédito custa bem caro porque tem uma das maiores taxas de juros entre os empréstimos.

A obtenção e disponibilidade dos recurso é feito de forma automática, o valor que pode ser utilizado é estabelecido pelo limite de crédito, sempre que existir um débito na conta corrente superior ao saldo disponível.

E por que o banco cobra juros?

Como o cheque especial é fácil de pegar – você entra automaticamente no limite da conta quando usa mais dinheiro do que tem – o banco sobe a taxa de juros porque não sabe se você pagará essa dívida em pouco tempo. Normalmente, quando você precisa de um empréstimo, o banco faz uma análise de crédito e decide se vai emprestar algum valor e qual o prazo de pagamento. No cheque especial é diferente.

Você usa o dinheiro e paga de volta assim que fizer algum depósito na conta corrente. Então, sem saber quando receberá esse valor, o banco cobra taxas altas e o que você deve sobe rapidamente.

Alguns bancos ainda liberam esse limite por dez dias sem cobrar taxa alguma. Por isso, se precisar de dinheiro, preste bastante atenção para devolver o empréstimo antes desse prazo.

O limite utilizado é sempre recomposto assim que o cliente cobrir o saldo devedor. Em função das necessidades de cada cliente esse limite e ajustado periodicamente, de acordo com cadastro, o relacionamento e a evolução da conta bancária.

Não confunda o limite com o seu saldo real da conta corrente

Em muitos casos os bancos somam o saldo da sua conta com o valor disponível no cheque especial e fazem você acreditar que você tem mais dinheiro do que imagina. Fique atento e verifique com atenção qual a descrição do saldo e qual a descrição do valor do cheque especial.

Características do Cheque Especial

Efetivamente o cheque especial nada mais é do que um saldo extra, que o cliente do banco pode fazer uso quando não tiver mais saldo disponível em sua conta corrente para pagamento de débitos como cheques, TED’s, DOC’s, tarifas bancarias, e o também o próprio pagamento dos juros do cheque especial, etc.

Para a utilização desse tipo de serviço, o cliente está sujeito ao pagamento de juros proporcionais ao valor utilizado durante o mês, taxas como: encargos, juros e IOF, são calculados por dia de utilização e cobrados mensalmente.

São estabelecidas em contrato assinado entre o cliente e o banco, todas as condições para utilização do cheque especial – taxas, prazos, valor, garantias, vencimento antecipado, multas, renovação automática poderão mudar de acordo com o banco ou pelo cliente, mediante aviso antecipado.

7 Comentários

  1. luciano da paixao monteiro
  2. joão
  3. Carina
  4. Simone Amador
  5. edilamar
  6. giselle
  7. Celio Massica

Comente Aqui!


Fatal error: Uncaught Error: Call to a member function get_cache() on boolean in /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php:245 Stack trace: #0 /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php(666): WPOptimizeSpeedByxTraffic\Application\Service\OptimizeSpeed\OptimizeCache\WPObjectCacheWrapper->_wppepvn_get_cache('e857bcfe') #1 /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php(487): WPOptimizeSpeedByxTraffic\Application\Service\OptimizeSpeed\OptimizeCache\WPObjectCacheWrapper->_exists('a91cccf0', 'transient') #2 /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-includes/cache.php(123): WPOptimizeSpeedByxTraffic\Application\Service\OptimizeSpeed\OptimizeCache\WPObjectCacheWrapper-> in /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php on line 245