Empréstimo para Estudantes Inadimplentes


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem uma proposta que vai beneficiar milhares de estudantes em todo Brasil, a proposta consiste em permitir que o governo federal possa criar um fundo garantidor do pagamento de empréstimo para estudantes inadimplentes com vínculos ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

O Fundo dará suporte financeiro para o financiamento da graduação de estudantes que não possuem condições de arcar com os custos da formação universitária.

Para poder usufruir do benefício, o estudante além de oferecer garantias reais, vai ser preciso estar devidamente matriculado em instituições de ensino privadas que estejam cadastradas no programa (Fies) e com avaliação positiva em todos os processos realizados pelo Ministério da Educação.
O “Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC)” está previsto pela MP, foi criado através de decreto do Executivo e até 80% do empréstimo do Fies será garantido pelo programa. O principal objetivo do governo federal é eliminar a figura do fiador, que nesse tipo de crédito é considerado um dos principais obstáculos dos alunos de baixa renda em ter acesso ao Fies.

Os estudantes que poderão recorrer à garantia do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo são alunos de cursos de licenciatura que apresentem renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio ou com bolsa de estudos parcial do “Programa Universidade para Todos (ProUni)”.

Outro detalhe importante no processo para que o estudante tenha acesso ao Fundo, é que a mantenedora da faculdade necessariamente precisa participar do Fundo com parte dos recursos que recebe do governo federal como pagamento das parcelas mensais.

Vale lembrar que a adesão da instituição é voluntária e de acordo com a regulamentação do fundo, a instituição de ensino superior que optar pela adesão terá que participar com 7% do total de mensalidades garantidas pelo Fundo garantidor.

Previous ArticleNext Article

6 Comentarios

  1. Empréstimo para Estudantes, o que é preciso para eu obter esse beneficio? estou fazendo faculdade de enfermagem,mas não estou com comdiçoes de mante-la.
    Motivo financeiro.

  2. Estou inadiplente inadimplente na faculdade e tenho restrição no CPF, consigo mesmo assim realizar o empréstimo? tive que trancar por não ter condições financeiras de continuar.

  3. olá bom dia..estou inadiplente,pois não tenho condições de pagar minha faculdade,termino esse ano.em maio 2012.como eu devo fazer para realizar esse empréstimo?

  4. Boa Tarde, venho atraves deste meio de comunicação , saber mais sobre o emprestimo universitario, como funciona e como adquiri-lo

    agradeço a vossa atenção

    wanderleia

  5. Boa noite, gostaria de mais imfomação sobre o credito p/ universitário, como adquirir. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *