Empréstimo Pessoal ou Crédito Pessoal?

Como Funciona o Empréstimo Pessoal ou Crédito Pessoal?

Para muitos, empréstimo é algo completamente diferente de crédito – só que esta diferença não existe na prática. São apenas duas palavras para falar sobre a mesma ferramenta: a forma pela qual você pega dinheiro de alguém (banco, seus pais, etc).

De acordo com um estudo feito por uma instituição financeira, o emprego das palavras “crédito” ou “empréstimo” é subjetivo, pois, para a maioria dos brasileiros, a percepção muda dependendo da situação social e financeira do indivíduo, da origem e também da destinação que ele dará para o dinheiro.

Socialmente, a palavra “empréstimo” está ligada à imprudência e falta de controle com os gastos, uma última alternativa para salvar o consumidor da inadimplência. Já “crédito” soa de forma positiva, como um mecanismo para a realização de sonhos, como a compra do carro ou da casa própria. Quem tem crédito, tem credibilidade. Um está ligado a realizações e outro, a dificuldades.

Só que a realidade é mais simples: tanto em um quanto no outro, você pegou dinheiro de alguém e vai ter que pagar juros por isso.

O que avaliar nessa hora?

Quando se fala em crédito ou empréstimo, surge a necessidade de pensar nos:

 

Juros que serão cobrados para entender quanto você vai ter que pagar para ter acesso a esse dinheiro. Além disso, tenha sempre em mente que o mais importante da operação é saber o Custo Efetivo Total (CET) e não apenas os juros.

Avaliar o prazo das prestações para saber se cabem no seu bolso ao longo de todo este tempo. É importante conhecer e entender as várias modalidades de crédito, além da percepção social, para saber qual e quando escolher;

 

Do cartão de crédito ao financiamento de imóveis, passando pelo consignado e até empréstimo pessoal, o princípio é o mesmo – mas as taxas de juros variam muito. Em todos os casos, é fundamental que haja uma simulação do parcelamento e, com base nos resultados, um planejamento financeiro.

 

Normalmente esse tipos de recursos são solicitado ou contratado nas agências com o gerente do banco, financeira ou cooperativa de crédito e você também tem a opção de promotoras de crédito ou correspondentes bancários espalhados em todo território nacional.

No caso dos bancos, muitos tem limites pré aprovados por cliente, para esta modalidade de crédito. Neste caso, assinado o contrato respectivo para esse serviço. O cliente pode utilizar através da Internet, telefone, até mesmo nos caixas automáticos, ou outros meios colocados à disposição pelos respectivos bancos.

Os pagamentos do empréstimo podem ser debitados na conta corrente ou pagos através de boleto bancário vai depender muito da instituição financeira.
Os atrasos nos pagamentos geralmente estão sujeitos a juros de mora, 1% ao mês e multa de 2% sobre o valor em atraso, então procure pagar seu empréstimo em dia para não se tornar oneroso e caro.

Na maioria dos casos, principalmente o de pagamento parcelado, as prestações são iguais, mensais e fixas, inclusive existe a possibilidade de fazer quitação de dívida antecipada, negociando o valor com o gerente se houver condições para isso.

Mas preste atenção se você estiver precisando de empréstimo pessoal ou crédito pessoal com cheque, faça uma pesquisa antes de contrair qualquer um dos dois, só assim você fica inteirado das taxas cobradas por cada financeira e terá condições de escolher a que tem a menor ou melhor taxa de juros.

23 Comentários

  1. JUCINÉIA DA SILVA
  2. ana ester padilha
  3. LUCAS SOARES PAZ
  4. maria sonia de jesus santos
  5. edistiane alves siqueira
  6. marcia regina sampaio angeli
  7. maria everalda da silva
  8. creuza de oliveira carneiro
  9. Ludimila Rodrigues
  10. Gisleine
  11. Tania Marcia de souza
  12. emanuelle alves cossa
  13. janete aparecida lima
  14. walter
  15. SIMONE
  16. rosana
  17. Claudia
  18. Diogo machado
  19. adriano
  20. denilza maria
  21. Andreia de lima
  22. Francinete souza da Silva

Comente Aqui!


Fatal error: Uncaught Error: Call to a member function get_cache() on boolean in /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php:245 Stack trace: #0 /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php(666): WPOptimizeSpeedByxTraffic\Application\Service\OptimizeSpeed\OptimizeCache\WPObjectCacheWrapper->_wppepvn_get_cache('d5b3f01b') #1 /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php(487): WPOptimizeSpeedByxTraffic\Application\Service\OptimizeSpeed\OptimizeCache\WPObjectCacheWrapper->_exists('079efbcc', 'transient') #2 /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-includes/cache.php(123): WPOptimizeSpeedByxTraffic\Application\Service\OptimizeSpeed\OptimizeCache\WPObjectCacheWrapper-> in /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php on line 245