Precisando de empréstimo consignado?


Se estiver precisando de dinheiro, utilizar o empréstimo consignado pode ser uma excelente alternativa para acabar com aquele aperto financeiro. Mas como todo tipo de empréstimo, ao fazer um é necessário cuidados na contratação para que o tomador do crédito não caia em armadilhas.

Na revista Procon-SP, em artigo publicado recentemente baseado na LEI 10.820 – de 17 de Dezembro de 2003 que regulamenta o empréstimo consignado, informa que esse tipo de crédito tem as parcelas abatidas direto da folha de pagamento, sendo que as parcelas não podem comprometer mais do 20% do valor do pagamento ou salário, no caso de aposentados e pensionistas do inss, demais caso o desconto atinge até 30% do salário ou benefício.

Para evitar surpresas desagradáveis e problemas, como após quitar a dívida, continuar tendo os descontos no seu holerite, é importante seguir algumas dicas:

Pesquisar nos meios informativos para saber quais bancos e financeiras oferecem as melhores taxas de juros e condições para concessão; Faça as contas para ver o impacto que o valor das parcelas irá causar no seu orçamento mensal; Não passe ou evite passar informações sobre seus documentos por telefone, fax ou internet; Nunca entregue seu cartão de banco, do beneficiário ou qualquer documento para desconhecidos ou terceiros, verifique de ante mão, quem são.

Quando procurar um instituição financeira para obter o empréstimo consignado, saiba que não é necessário você adquirir qualquer produto ou serviço junto ao crédito, prática chamada de venda casada, cuide dos seus direito, essa prática é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.

Quem trabalha com carteira assinada, é funcionário público ou recebe algum benefício do INSS pode pedir um empréstimo consignado. Se você já ouviu falar nesse tipo de crédito ou quer entender melhor como ele funciona, confira aqui as respostas para 15 dúvidas comuns sobre as regras e condições do consignado público e privado.

É um tipo de empréstimo, também conhecido como crédito consignado, que tem como principal diferença a forma de pagamento: todo mês, as parcelas da dívida saem do seu salário ou do benefício do INSS antes que você receba esse dinheiro. Ou seja, enquanto você estiver pagando o crédito consignado, terá menos dinheiro na conta – e não poderá evitar esse desconto. “É uma garantia que os bancos e as financeiras têm de que receberão as parcelas em dia, o que traz menos riscos e permite que essas empresas cobrem juros menores do que cobrariam em um empréstimo pessoal”, explica o planejador financeiro Valter Police.

Por ser um crédito que desconta as parcelas do salário ou do benefício, nem todo mundo consegue pegar esse empréstimo. Trabalhadores com carteira assinada, funcionários públicos e pensionistas ou aposentados do INSS são os únicos que têm essa chance. E mesmo os trabalhadores com carteira assinada enfrentam restrições, pois só conseguem pedir o dinheiro se a empresa onde trabalham tem convênio com algum banco.

Já os  funcionários públicos, pensionistas e aposentados pelo INSS estão no grupo com mais vantagens, pois o banco entende que a estabilidade financeira deles é maior. Por esse motivo, oferece condições ainda melhores.

29 Comentários

  1. poliana aguiar
  2. TANIA REGINA GOULARTE
  3. TANIA REGINA GOULARTE
  4. verônica
  5. rosa dos santos
  6. jose miranda de jesus
  7. LUIZ FERNANDO
  8. Basilia Silva Oliveira
  9. Edivaldo
  10. MARCOS ANTONIO RAMOS DE SOUZA
  11. Gioconda
  12. Josildo Severino de Oliveira
  13. carlota das graças souza pereira
  14. sabrina
  15. joelma
  16. eunice
  17. celia mariane
  18. Maria das dores
  19. Ocinete
  20. jose djair
  21. daniel
  22. Loemi Ferreira
  23. elaiana o.santos
  24. kelly
  25. fagner farias santos
  26. rosilene pereira
  27. Edma
  28. Fabiane
  29. zilda mangabeira

Comente Aqui!


Fatal error: Uncaught Error: Call to a member function get_cache() on boolean in /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php:245 Stack trace: #0 /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php(666): WPOptimizeSpeedByxTraffic\Application\Service\OptimizeSpeed\OptimizeCache\WPObjectCacheWrapper->_wppepvn_get_cache('04f07d0a') #1 /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php(487): WPOptimizeSpeedByxTraffic\Application\Service\OptimizeSpeed\OptimizeCache\WPObjectCacheWrapper->_exists('0ef9d952', 'transient') #2 /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-includes/cache.php(123): WPOptimizeSpeedByxTraffic\Application\Service\OptimizeSpeed\OptimizeCache\WPObjectCacheWrapper-> in /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php on line 245