Empréstimo Consignado em caso de fraude, como posso fazer o cancelamento

Como posso fazer o cancelamento do empréstimo em casos de fraudes?

Seguindo orientação conforme descrito no roteiro técnico do INSS, na ocorrência de casos em que o cliente segurado do INSS alegar que não autorizou a consignação do empréstimo efetuada, deverão ser adotados os seguintes procedimentos:
Primeiramente, o consumidor deve comparecer à uma agência do INSS mais próxima para que esta possa oficiar à instituição financeira consignante e requerer a autorização de desconto no benefício previdenciário dada pelo segurado. Caso inexista, a agência do INSS providenciará o cancelamento da consignação.

Aposentados que desejam cancelar um empréstimo consignado não solicitado ou realizado de forma indevida podem realizar a operação nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com o gerente do INSS , todos os funcionários do órgão foram orientados, a cancelar os empréstimos mediante a solicitação dos beneficiários.

É importante ressaltar que a pessoa que solicita o cancelamento vai precisar provar que não autorizou a instituição a realizar o empréstimo. Caso o banco consiga provar que o cliente estava de acordo com o desconto, a pessoa que realizou o empréstimo terá que responder na Justiça pelo caso e o desconto será retomado no mês seguinte.

A responsabilidade pela devolução do valor consignado na folha de pagamento do inss indevidamente caberá exclusivamente à instituição bancária ou financeira que concedeu o empréstimo consignado, conforme cláusula prevista no convênio firmado com o INSS.

A equipe do site do INSS ressalta que a devolução do valor descontado indevidamente deve ser feita em dobro, conforme determina o artigo 42, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor, sem prejuízo de outras indenizações que o consumidor faça jus caso tenha ficado, por exemplo, sem dinheiro para adquirir medicamentos ou teve cheques devolvidos sem fundos em virtude dos descontos indevidos. O consumidor pode fazer estes pedidos nos Juizados Especiais Cíveis, mais conhecidos popularmente pelo nome de Pequenas Causas.

6 Comentários

  1. otilia
  2. elizete
  3. edwin
  4. jucelino lima
  5. Verônica
  6. Dulfe Marinho

Comente Aqui!


Fatal error: Uncaught Error: Call to a member function get_cache() on boolean in /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php:245 Stack trace: #0 /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php(666): WPOptimizeSpeedByxTraffic\Application\Service\OptimizeSpeed\OptimizeCache\WPObjectCacheWrapper->_wppepvn_get_cache('9e909f62') #1 /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php(487): WPOptimizeSpeedByxTraffic\Application\Service\OptimizeSpeed\OptimizeCache\WPObjectCacheWrapper->_exists('b356acc2', 'transient') #2 /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-includes/cache.php(123): WPOptimizeSpeedByxTraffic\Application\Service\OptimizeSpeed\OptimizeCache\WPObjectCacheWrapper-> in /home/aswe1243/emprestimoconsignado.com.br/wp-content/plugins/wp-optimize-speed-by-xtraffic/Application/Service/OptimizeSpeed/OptimizeCache/WPObjectCacheWrapper.php on line 245