Empréstimo Consignado em caso de fraude, como posso fazer o cancelamento

Como posso fazer o cancelamento do empréstimo em casos de fraudes?

Seguindo orientação conforme descrito no roteiro técnico do INSS, na ocorrência de casos em que o cliente segurado do INSS alegar que não autorizou a consignação do empréstimo efetuada, deverão ser adotados os seguintes procedimentos:
Primeiramente, o consumidor deve comparecer à uma agência do INSS mais próxima para que esta possa oficiar à instituição financeira consignante e requerer a autorização de desconto no benefício previdenciário dada pelo segurado. Caso inexista, a agência do INSS providenciará o cancelamento da consignação.

Aposentados que desejam cancelar um empréstimo consignado não solicitado ou realizado de forma indevida podem realizar a operação nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com o gerente do INSS , todos os funcionários do órgão foram orientados, a cancelar os empréstimos mediante a solicitação dos beneficiários.

É importante ressaltar que a pessoa que solicita o cancelamento vai precisar provar que não autorizou a instituição a realizar o empréstimo. Caso o banco consiga provar que o cliente estava de acordo com o desconto, a pessoa que realizou o empréstimo terá que responder na Justiça pelo caso e o desconto será retomado no mês seguinte.

A responsabilidade pela devolução do valor consignado na folha de pagamento do inss indevidamente caberá exclusivamente à instituição bancária ou financeira que concedeu o empréstimo consignado, conforme cláusula prevista no convênio firmado com o INSS.

A equipe do site do INSS ressalta que a devolução do valor descontado indevidamente deve ser feita em dobro, conforme determina o artigo 42, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor, sem prejuízo de outras indenizações que o consumidor faça jus caso tenha ficado, por exemplo, sem dinheiro para adquirir medicamentos ou teve cheques devolvidos sem fundos em virtude dos descontos indevidos. O consumidor pode fazer estes pedidos nos Juizados Especiais Cíveis, mais conhecidos popularmente pelo nome de Pequenas Causas.

Previous ArticleNext Article

6 Comentarios

  1. Oi pessoal
    Que coisa triste. A minha mae foi lesada de 2008-2009.
    O que ela deve fazer para ter o dinheiro de volta?

  2. como saber em quais bancos devo emprestimos consignadodo inss,qtas faltam e como saldar

  3. Para acabar com isto, bastaria que o INSS autorizasse o crédito do empréstimo consignado na conta beneficio do aposentado, evitando que os fraudadores sacassem os valores prejudicando tanto o aposentado como a instituição de crédito. Estranhamente o inss resiste a esta idéia.

  4. Gente, isto aconteceu com a minha mãe também, e é lastimável, como não se pode confiar mais em ninguém, pois as pessoas que têm acesso as nossas informações e documentos pessoais não mantém sigilo. Pessoas honestas sempre acabam ficando injustamente com o prejuízo. Temos que fazer justiça e lutar por nossos direitos!!

  5. Ao ser solicitado emprestimo consignado, o INSS deveria chamar o Aposentado ou beneficiário, para confirmar o pedido. Assim seria possivel a identificação do bandido que está pleiteando o emprestimo, o qual somente poderia ser liberado após essa providencia. è Burocracia? Sim! mas é necessária, para tentar acabar com essa prática delituosa.Tal providencia deveria ser tomada pelo INSS junto aos Bancos e Financeiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *